Governo brasileiro nega pedido dos EUA para enviar agentes armados na Copa

Felipe Pereira

Do UOL, em Manaus

Os Estados Unidos pediram ao governo brasileiro para enviar agentes de segurança armados para acompanhar a seleção treinada por Jurgen Klinsmann na Copa do Mundo. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça,que acrescentounão ter atendido a solicitação. A justificativa americana era que as ações contra o terrorismo tornam o time alvo preferido de atentados. A intenção era ter agentes com armas curtas,como pistolas.

Brasília não autorizou e comunicou que o pedido desrespeita a lei brasileira. De acordo com o Ministério da Justiça, somente chefes de estado têm o direito de serem acompanhados por agentes armados. A assessoria de imprensa informou que a segurança da delegação americana ficará sob responsabilidade da Polícia Federal e contará com apoio das polícias de cada estado que tem cidade-sede.

Esta não foi a única solicitação dos Estados Unidos negada pelo governo brasileiro. Eles também queriam assento nos Centros Integrados de Controle e Comando, que são o quartel gerenal de segurança em cada cidade-sede. Neste caso a razão para recusar o pedido foi a natureza das informações que circulam nestes locais.

Não são apenas dados referentes à Copa que passam pelos Centro Integrados. Os funcionários têm acesso a informações de Defesa Nacional, o que permitiria aos americanos saber detalhes sobre a tríplice fronteira ou a Amazônia, por exemplo. O último motivo para a negativa foi o fato de todos os relatórios das polícias Civil e Militar poderem ser obtidos nos centros.

O Ministério da Justiça ressaltou que os EUA não foram o único país a querer uma cadeira nestes quarteis generais. Todos que pediram receberam convite para enviar agentes ao Centro de Cooperação Policial Internacional, que funciona em Brasília sob comando da Polícia Federal. Neste espaço, podem trabalhar em conjunto com o governo brasileiro oferecendo informações sobre ocorrências envolvendo pessoas de seus países.

Estados Unidos enfrentam Portugal neste domingo, às 19h (horário de Brasília), em Manaus. O jogo terá acompanhamento em Tempo Real pelo Placar UOL Esporte.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos