Somados, Jogos de Inverno, Super Bowl e Oscar perdem da Copa no Facebook
Do UOL, em São Paulo
O apelo provocado por uma Copa do Mundo nem precisaria de novos argumentos, mas alguns deles ajudam a dimensionar bem o tamanho da importância que o torneio tem para as pessoas. No Facebook, por exemplo, nenhum outro grande evento consegue se aproximar do volume de interação que o Mundial de 2014 vem provocando.
No período entre a estreia, no dia 12, e a última quarta, dia 18, o Facebook registrou 141 milhões de usuários do mundo todo que falaram alguma coisa sobre a Copa do Mundo. A interação provocada por estas pessoas – compartilhamento de status, comentários ou fotos – gerou um total de 459 milhões de diferentes tipos de interação.
Este número – 141 milhões de pessoas -, sozinho, é maior do que o burburinho provocado pelas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, do Super Bowl e do Oscar.
Desses três eventos realizados em 2014, o que teve maior número de pessoas falando a respeito foi o Super Bowl, com cerca de 50 milhões de usuários (180 milhões de interações) falando alguma coisa sobre a decisão do futebol americano, vencida pelo Seattle Seawhawks.
Logo atrás, os Jogos de Sochi, na Rússia, com 45 milhões de pessoas (120 milhões de interações). Por último, a cerimônia maior do cinema americano, o Oscar, com 11,3 milhões de pessoas (25,4 milhões).
O tamanho da importância que a Copa do Mundo vem tendo no Facebook reflete um pouco dos dois grandes objetivos que a rede social americana definiu para explorar durante o evento realizado no Brasil. Primeiro, roubar ao máximo do Twitter o espaço de rede social para se compartilhar algo em tempo real. Para isso, criou páginas específicas sobre o torneio e passou a promover posts e hashtags relacionadas ao assunto.
Além disso, a Copa do Mundo acaba sendo uma alavanca natural para o Facebook explodir além dos Estados Unidos, sua base. Dos 1,28 bilhões de usuários da rede social espalhados pelo globo, 80% está fora do território americano.
Mesmo assim, os Estados Unidos é o segundo país onde as pessoas mais falam sobre a Copa do Mundo, atrás apenas do Brasil, mas à frente do Reino Unido (que inclui a Inglaterra, participante do Mundial), da Indonésia (que não joga a Copa) e do México.