Comemoração de colombianos termina em confusão e garrafadas em Brasília
Luiza Oliveira
Do UOL, em Brasília (DF)
-
Luiza Oliveira/UOL
Garrafas jogadas por torcedores colombianos durante confusão em Brasília
Os colombianos estenderam a comemoração após a vitória por 2 a 1 sobre a Costa do Marfim, no Mané Garrincha, e já de madrugada ainda faziam barulho pelas ruas de Brasília. Mas a noite não foi só de festa. A celebração terminou em briga e até garrafadas na região boêmia da capital federal.
Já na madrugada de sexta-feira, horas depois do jogo, cerca de mil colombianos ocuparam o Pontão do Lago Sul, um tradicional complexo de bares da capita federal às margens do Lago Paranoá. O clima era de festa até que alguns torcedores colombianos se estranharam e começaram a brigar.
De acordo com testemunhas e com um sargento da Polícia Militar, que se identificou apenas como Cleuber, um brasileiro tentou apartar a confusão e acabou ferido ao ser atingido na testa por uma garrafada. Ele foi levado em uma ambulância do Samu para um hospital da região.
O local teve ainda outros focos de brigas entre torcedores da Colômbia. O clima só tranquilizou quando a Polícia Militar, que fazia a ronda na região, foi chamada e cerca de cinco viaturas apareceram no local. O sargento da Polícia Militar disse que não houve detidos porque os agressores fugiram antes de as autoridades chegarem.
O proprietário do restaurante Bierfass, onde a maior parte dos colombianos estava concentrada, reclamou da falta de segurança no local. "Aqui geralmente é tranquilo. Mas hoje juntou muita gente, o pessoa bebe muito e fica alterado. Lá fora (do bar) tiveram algumas brigas por causa disso. E falta segurança para dar apoio. A polícia deveria ajudar aqui dentro", afirmou.
Um pouco mais cedo, o clima era de festa no local. Uma banda tocava sucessos do ritmo Axé, enquanto os colombianos dançavam e celebravam a vitória do time sul-americano que se tornou a terceira seleção a chegar às oitavas de final da Copa do Mundo do Brasil ao vencer a Costa do Marfim.
Após a confusão, o cenário era bem diferente. Garrafas de bebidas quebradas e cacos de vidro se espalharam pelas mesas e pelo chão. Diante da confusão, os torcedores se dispersaram e apenas um grupo mais animado continuou no local.