Além dos gols, atacante amelão tem valor na seleção por outro "cargo"

José Ricardo Leite

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • REUTERS/Dylan Martinez

    Thomas Müller tem a função de contar piadas e integrar jovens

    Thomas Müller tem a função de contar piadas e integrar jovens

Thomas Müller, 24 anos, três gols em uma única partida e foi um dos artilheiros da Copa do Mundo, ao lado dos holandeses Van Persie e Robben e do francês Benzema (que jogaram duas vezes até agora). Mas só isso não é o suficiente para ter sido uma das peças mais importantes do técnico Joachim Low na campanha que terminou com o tetracampeonato alemão, após a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina, na prorrogação. 

Com cara de garoto e sempre sorridente, o meia do Bayern de Munique tem um comportamento e jeito de jogar que fogem do tradicional jeito alemão um pouco mais frio e conservador quando se fala de maneira de jogar e no jeito expansivo com as pessoas. Ganhou uma "missão" de seu treinador.

"Tanto do ponto de vista esportivo como de relacionamento ele é muito importante para nós. Ele é imprescindível em campo e fora, porque motiva os colegas, é um cara divertido. Seu comportamento é algo que ajuda demais fora de campo. Ele é um cara muito comunicativo e interage com todos e envolve os outros atletas. Integra os novatos e passa alegria e espontaneidade. Isso é muito bom para a nossa equipe", falou o técnico Joachim Low.

Mûller é visto pelos alemães como um cara fora dos padrões e que tem uma pitada mais latina dentro de um ambiente mais gelado.


"Os times alemães sempre foram mais mecânicos e com pouco improviso e dribles como jogam os brasileiros, por exemplo. E ele tem como função alegrar o grupo com suas piadas, o que também não é comum. Ele e Podolski riem e alegram os caras o tempo todo, fazem os mais jovens se sentirem mais em casa, até porque ele é novo também", falou o jornalista alemão Rafael Buschmann, do diário Der Spiegel.

Com apenas duas participações em Copas do Mundo, sendo a segunda com um jogo, Müller já tem oito gols na competição. Apenas sete a menos do que Ronaldo, o maior artilheiro da história dos Mundiais. Chegará a jogar sua quarta Copa com 32 anos se mantiver o alto nível.

Apesar de seu desempenho, houve quem o criticou ao longo da campanha. O técnico do Chelsea, o português José Mourinho, declarou não ter visto tantos méritos no meia atacante por seus três gols em função de ter enfrentado uma defesa esfacelada com Portugal com um homem a menos.

Mas os companheiros "alegrados" por Muller saíram em sua defesa. "Muller marcou três gols e já mostrou que é um cara inteligente e marca gols", falou o volante Khedira, um dos líderes do elenco ao ser questionado sobre os comentários de Mourinho.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos