'Na Copa, vendo em um dia o que vendia em uma semana', diz dono de bar

Isabela Noronha

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Isabela Noronha/UOL

    Colombianos lotaram bares e ruas de BH e impulsionam comércio da capital mineira

    Colombianos lotaram bares e ruas de BH e impulsionam comércio da capital mineira

Os donos de bares na Savassi, ponto de encontro de torcedores para assistir aos jogos e celebrar, no centro-sul de Belo Horizonte, comemoram o aumento do movimento e das vendas durante a Copa do Mundo.

"Meu pedido de bebida aumentou 500%", conta Leonardo Souza, 31 anos, do Espetinho Savassi. "Vendia 60 caixas de 24 cervejas 'long neck' por semana e, agora, vendo isso por dia", diz.

Segundo Leonardo, um aumento no faturamento era esperado, mas concentrado nos dias em que seleção brasileira entrasse em campo. Porém, o que tem acontecido é o inverso. "Em dia de jogo do Brasil, vendo 30% menos com o dobro de confusão", relata Leonardo. "Ontem (terça, 17) levei meus primeiros três canos da Copa", lamenta.

Mas para ele e para os outros donos de bares ouvidos pelo UOL nesta quarta-feira (18), a grande surpresa do Mundial até o momento foi a torcida colombiana. "Não esperávamos tanta gente", diz Leonardo.

A seleção da Colômbia estreou na Copa do Mundo no Mineirão, vencendo a Grécia por 3 a 0, no dia 14 de junho. A partida foi o primeiro confronto sediado pela capital mineira. Animados, os colombianos festejaram noite adentro e fizeram um carnaval fora de época na Savassi.

Segundo estimativa da secretaria municipal de Copa do Mundo de Belo Horizonte, mais de 20 mil deles estiveram na cidade.

"Depois disso, dobramos o pedido de bebidas e aumentamos a equipe em 10 pessoas", conta Gustavo Batista, 29 anos, do Status Café. "Os turistas vêm assistir a todos os jogos", diz. Gustavo também contratou mais seguranças para evitar confusões no bar.

Tanto Leonardo como Gustavo consideram estar prontos para receber a torcida argentina, que já começa a chegar à capital mineira, e só deve crescer até o dia da partida entre Argentina e Irã, às 13h do próximo sábado (21), no Mineirão.

"Eles são um pouco mais fanáticos que os colombianos. Mas esperamos que dê tudo certo", diz Gustavo. "Vamos sentir o movimento enquanto estiverem aqui. Se precisarmos de mais gente, chamaremos", afirma.

A secretaria municipal de Copa do Mundo e o consulado da Argentina em Belo Horizonte esperam que pelo menos 20 mil argentinos visitem a cidade por causa do jogo de sábado. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos