NY Times diz que previsões catastróficas para a Copa eram exageradas

Do UOL, em São Paulo

Às vésperas da Copa do Mundo completar uma semana no Brasil, o tradicional jornal norte-americano The New York Time fez uma extensa análise sobre o que vem dando certo e errado até aqui. Apesar de apontar muitos erros e fazer algumas críticas, a conclusão foi positiva: "As previsões catastróficas não se concretizaram".

"Todas as previsões catastróficas faladas viraram 'soluços' bem menores", diz a manchete. "Estádios atrasados, obras que não estariam prontas, segurança, transporte não aguentaria... Estas eram preocupações constantes nos dias que antecederam a Copa no Brasil. Mas depois de uma semana do Mundial no Brasil, a situação no maior país da América Latina é bem mais tranquila", garantiu.

Além de elogiar o alto nível de emoção nos jogos até então e lembrar que, dentro de campo, tudo está correndo muito bem, o jornal também falou que tudo "está saindo perfeito para a televisão".

Apesar de ter minimizado os problemas, as críticas foram feitas. E são muitas.

Alguns dos imprevistos, como a queda de parte da luz do Itaquerão ou a falha na execução dos hinos do jogo entre França e Honduras, são "desculpáveis". O NY Times lembra que algo semelhante também atrapalhou o Super Bowl de 2013, na final da liga da futebol americano.

Entretanto, muitas outras seriam "evitáveis": "Alguns fãs que foram aos jogos na Arena das Dunas, em Natal, receberam e-mails informando-os de que eles seriam obrigados a trocar seus ingressos por outros mais novos porque uma parte das cadeiras do estádio não tinham sido instaladas", diz trecho da matéria.

A falta de comida em alguns jogos também foi alvo de crítica: "Os torcedores ficaram com fome". O vazamento na Arena das Dunas por causa da chuva também foi lamentado.

As críticas foram muitas, mas o jornal fez sempre questão de lembrar que o cenário não é tão dramático como o qual foi especulado antes do torneio. E por fim, os gramados das Arenas ganharam nota 10: "Em geral, as condições de jogo para a maioria das partidas têm sido excelentes, mesmo quando as chuvas pesadas aconteceram. Isso prova a qualidade da drenagem. Em última análise, esta é a prioridade mais importante, pois são os jogos que geralmente definem o legado histórico de um evento".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos