Escada instável do Maracanã recebe barreira policial para controlar torcida
Vinicius Castro
Do UOL, no Rio de Janeiro
Após o reforço realizado pelo Governo do Rio de Janeiro e COL (Comitê Organizador Local) na estrutura da escada provisória que liga a rampa do metrô ao Maracanã, a segurança foi intensificada na saída dos torcedores depois da vitória do Chile por 2 a 0 sobre a Espanha nesta quarta-feira.
Um cordão de policiais militares foi formado na subida da escada e organizou o fluxo com o objetivo de evitar superlotação e contratempos. Um grupo era liberado enquanto o restante permanecia retido antes do primeiro degrau.
Os torcedores só avançavam para acesso ao metrô quando os demais concluíam a subida e nenhuma aglomeração era verificada nos degraus. Algumas pessoas mais exaltadas reclamaram do procedimento e mostraram-se irritadas com a espera.
Apesar da precaução, a estrutura ainda balançou em diversas ocasiões e foi alvo de fotos por parte dos turistas. Os fiscais observaram a todo o momento a movimentação e descartaram a possibilidade de um acidente. O problema começou no último domingo, quando a Argentina derrotou a Bósnia por 2 a 1.
Na saída do estádio, a escada balançou com o grande número de pessoas e deu a impressão de que poderia desabar a qualquer momento (vídeo abaixo). Apesar da impaciência, quem foi ao Maracanã voltou mais seguro para casa após a eliminação da atual campeã Espanha.