Governo e COL reforçam escada instável do Maracanã

Do UOL, no Rio de Janeiro

O governo do Estado e o COL (Comitê Organizador Local) reforçaram as estruturas de uma escada instável que dá acesso à rampa do metrô ao lado do Maracanã. A medida foi tomada após um vídeo na internet mostrar a escada tremendo bastante quando torcedores deixavam o estádio após o jogo entre Argentina e Bósnia.

"As complementares são responsabilidade do governo. Foi feito um reforço naquela escada. Mas o engenheiro diz que ela é já é segura", afirmou o porta-voz do comitê, Saint-Clair Milesi. "O reforço é feito para diminuir a sensação de insegurança. Mas ela tem que balançar para não cair."

Explica-se: pelas regras da engenharia, algumas estruturas têm que se mexer para não rachar.

O governo do Estado informou que a escada foi vistoriada pela Defesa Civil do Estado, e segue as normas de segurança. Mas foi realizada nova vistoria na tarde de segunda-feira. A partir daí, o governo pediu à empresa responsável que realizasse um reforço na estrutura.

Outra medida dos organizadores será o posicionamento de policiais militares no local. Eles terão a responsabilidade de organizar as filas e impedir que os torcedores permaneçam parados nos degraus da escada.

"Desejamos fluidez na passarela do metrô e na escada. O uso será normal e o jogo do último domingo foi um aprendizado por tudo o que aconteceu. O principal é evitar qualquer tipo de aglomeração indesejada", explicou o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos