Fan Fest em SP superlota, e PM usa spray de pimenta para dispersar multidão
Vanessa Ruiz*
Do UOL, em São Paulo
Mais de 35 mil pessoas superlotaram a Fan Fest em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade nesta terça-feira. No evento, aconteceu a transmissão oficial da Fifa da partida entre Brasil e México, diretamente do Castelão, em Fortaleza. Quando a capacidade máxima foi atingida, a Polícia Militar e a Tropa de Choque fecharam a entrada do local. Cerca de 100 pessoas que foram barradas se revoltaram e passaram a atirar objetos, como garrafas, latas e até cones em direção aos policiais.
Para tentar controlar a situação, o spray de pimenta foi usado para afastar os mais revoltados. O gás se espalhou pela região e incomodou muita gente, que começou a tossir e buscar a ingestão de líquidos. A confusão, que acontece na entrada da praça Ramos de Azevedo, segue entre altos e baixos. Vez por outra os policiais voltam a usar o gás de pimenta, pessoas se revoltam e torcedores são espremidos nas grades.
A Fan Fest é um evento organizado pela Fifa e que acontece em todas as cidades-sede. A entrada é gratuita. Além de transmitir o jogo, um show de música em um palco agita os torcedores que vão até o local.
Depois de vencer na estreia, o Brasil encara o México pela segunda rodada do grupo A da Copa do Mundo. Nesta quarta, Croácia e Camarões se enfrentam e completam a penúltima partida na primeira fase do Mundial para eles.
* Atualizada às 17h19