Primeiro jogo no Maracanã tem dez cambistas detidos e até 'mijão' multado

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O primeiro jogo no Maracanã pela Copa do Mundo foi avaliado positivamente pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, as autoridades divulgaram o balanço operacional do confronto entre Argentina e Bósnia (2 a 1), no último domingo. A fiscalização severa da Polícia Militar e Guarda Municipal resultou em dez cambistas detidos e até em um torcedor multado por urinar na via pública.

A GM apreendeu 1.080 itens de ambulantes. Além disso, 132 veículos foram rebocados e 182 multados. A operação de combate aos cambistas resultou também em 11 flanelinhas presos. Os casos estão sob responsabilidade da Polícia Civil. Outros 141 chapéus piratas com a marca da Fifa foram confiscados, assim como demais publicidades irregulares da Copa do Mundo.

O "mijão" em questão foi detido e multado no valor de R$ 157 pela equipe do "Lixo Zero". Aqueles que forem flagrados urinando nas ruas serão encaminhados à delegacia da região onde podem até responder por ato obsceno. Caso sejam estrangeiros, a multa será emitida através do número do passaporte.

A operação para a segunda partida no estádio entre Espanha e Chile, na próxima quarta-feira, às 16h, começa às 17h desta terça-feira com proibição de estacionamento em 20 ruas próximas ao Maracanã. O esquema de trânsito será basicamente o mesmo realizado no jogo entre argentinos e bósnios.

No entanto, as autoridades estão preocupadas com a possibilidade de engarrafamentos, já que o feriado decretado ocorre apenas a partir do meio-dia, mesmo horário da interdição nos arredores do Maracanã.

"Temos muitos chilenos chegando ao Rio de Janeiro. Sabemos que estão concentrados fora da cidade e desejamos evitar qualquer tipo de problema. O metrô transportou 50 mil pessoas no domingo. E nossa recomendação é sempre a utilização do transporte público. Mas, por ser um dia útil em parte, poderemos ter obstáculos maiores no trânsito", explicou o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel, que também descartou o impacto de possíveis manifestações no acesso ao estádio.

Confira as orientações para o jogo entre Espanha x Chile

A operação para a partida começa às 17h desta terça-feira. A Prefeitura informou que 20 ruas serão fechadas para estacionamento no entorno do estádio. A proibição se estende até duas horas após o término do evento. Além disso, ônibus e vans fretados serão bloqueados antes de qualquer possibilidade de acesso ao local.

A orientação é para que os torcedores utilizem metrô e trem no deslocamento. A estação Maracanã serve como acesso da torcida aos setores A, B e C. Já a estação São Cristóvão é o destino ideal para os portadores de bilhetes das entradas D, E e F. Um uso maior da estação São Francisco Xavier também foi recomendado pelos organizadores especialmente para este jogo.

Na quarta-feira, as seguintes ruas serão fechadas a partir das 10h para fluxo exclusivo de pedestres: Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário.

A partir das 12h, a interdição da área será total para os torcedores com os fechamentos dos seguintes trechos: Avenida Radial Oeste (sentido centro), Avenida Maracanã (ambos os sentidos) próximo ao estádio, Viaduto Oduvaldo Cozzi, Viaduto de São Cristóvão, Avenida Professor Manoel de Abreu (ambos os sentidos), Rua Mata Machado e Rua Radialista Valdir Amaral.

Ônibus e vans de excursão serão encaminhados pelas autoridades ao Fundão, onde um bolsão de estacionamento com capacidade para até 1.500 veículos está em funcionamento. A partir daí, os torcedores podem utilizar ônibus municipais para embarcar no metrô pela estação Del Castilho. Para quem sai da Barra da Tijuca, a opção é o BRT Transcarioca, com embarque no metrô em Vicente de Carvalho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos