Turista da Copa que jogar lixo no chão será multado no Rio de Janeiro

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação/Comlurb

    A fiscalização do programa Lixo Zero está em funcionamento no Rio de Janeiro desde o ano passado

    A fiscalização do programa Lixo Zero está em funcionamento no Rio de Janeiro desde o ano passado

O programa Lixo Zero da Prefeitura do Rio de Janeiro será rigoroso com o turista que jogar lixo no chão durante a Copa do Mundo. O primeiro jogo no Maracanã acontece neste domingo, às 19h, entre Argentina e Bósnia-Herzegóvina, mas a fiscalização já funciona nos principais locais utilizados para a concentração de torcedores, principalmente as orlas da zona sul carioca.

Através de folhetos com histórias em quadrinhos, guias educativos em inglês e espanhol são entregues em pontos de informações, hoteis e até distribuídos aos visitantes pela Guarda Municipal. É solicitado no encarte que o turista mantenha a cidade limpa e também explicado que os flagrados atirando lixo nas ruas receberão multa que varia entre R$ 98 e R$ 3 mil, de acordo com o volume.

"Não queremos multar o turista. Por isso, eles são orientados nos postos, hoteis e pelas autoridades. Caso a infração aconteça, o torcedor será notificado através do seu passaporte. Será o nosso caminho para isso", explicou o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel.

Após dois dias, o turista multado deve entrar no site da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) para imprimir a guia e efetuar o pagamento. Quem não pagar pode ter o nome inscrito no Serasa - caso de turistas oriundos do Mercosul onde o órgão também atua. Os demais recebem a multa no embarque aéreo.

A ideia da prefeitura é a de que a campanha permaneça depois da Copa do Mundo. A meta é uma divulgação permanente aos estrangeiros com o desejo maior de evitar transtornos e promover a manutenção da limpeza na cidade.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos