Belgas levam bandeirão e argelinos dançam em "carnaval" no Mineirão

Jeremias Wernek

Do UOL, em Belo Horizonte

Os torcedores de Bélgica e Argélia nem parecem que estão próximos de um jogo de Copa do Mundo. No Mineirão o clima é de carnaval antes de a bola rolar no jogo pelo grupo H. Com direito a bandeirão, trenzinho e caras pintadas.

A bandeira gigante nas cores amarelo, vermelho e preto empolgou os brasileiros. Fez sucesso e levou muita gente para uma escadaria na esplanada do estádio. Ao lado do bandeirão, belgas com o rosto pintado e tridentes infláveis - criando o personagem do diabo vermelho, mascote da seleção. "Parece carnaval, não?", brincou um integrante do grupo mais animado.

Do lado, os argelinos respondiam com dança e trenzinho. Muitos brasileiros, ao verem a cena curiosa, aderiram à torcida da seleção que não é considerada favorita. "Todos são muito animados. Mas eu vou torcer pela Argélia", disse Raquel Gutierrez, a matriarca de uma família corintiana que mora em Belo Horizonte. 

Em outros setores da esplanada, a confraternização foi grande. Belgas com argelinos. Argelinos com brasileiros. E também com colombianos. Alguns poucos torcedores da Colômbia ficaram em Minas Gerais depois da vitória sobre a Grécia. E já sabiam claramente de que lado ficar na arquibancada. "A gente esticou a passada por aqui, mas depois desse jogo já vamos para Brasília ver a outra partida da Colômbia. Agora eu vou torcer para a Bélgica, tem o Hazard", contou Jonathan Machuca. 

Bélgica e Argélia se enfrentam a partir das 13h. O grupo H também terá o confronto entre Rússia e Coreia do Sul nesta terça-feira, às 19h.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos