"Vítima" em 2010, Capello aprova uso da tecnologia nos gols da Copa de 2014

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá

A Alemanha teve um início arrasador contra a Inglaterra na Copa de 2010 e chegou a abrir 2 a 0, mas permitiu uma reação do rival. Quando o placar já estava 2 a 1, Frank Lampard chutou de fora da área. A bola bateu no travessão, ultrapassou a linha e saiu. O árbitro mandou o lance seguir, e os germânicos acabaram vencendo por 4 a 1.

A seleção britânica era comandada naquela época por Fabio Capello, italiano que dirigirá a Rússia no Mundial de 2014. Vítima de um erro humano na África do Sul, o técnico defendeu o uso da tecnologia em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira.

"A Fifa finalmente mudou. Em 2010, quando eu estava com a Inglaterra na Copa, fomos penalizados por aquele lance. Nós pagamos o preço por essa tecnologia que existe hoje e que ajudou muito, de qualquer forma", disse o técnico da Rússia.

Adotada na Copa de 2014, a tecnologia que monitora a linha do gol já foi usada no jogo entre França e Honduras. Benzema completou cruzamento da direita, e a bola explodiu na trave esquerda. Na volta, bateu no goleiro Valladares, que conseguiu recuperá-la logo. Ajudado pela tecnologia, o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci validou o gol.

Quando a bola bateu na trave, o telão do estádio Beira-Rio chegou a anunciar "No goal". Depois, o sistema avisou que o gol tinha acontecido. "Vocês viram o resultado ontem [domingo]. É uma mudança para melhor", declarou Capello.

A Rússia comandada pelo técnico italiano vai estrear na Copa do Mundo na terça-feira. Os europeus jogarão contra a Coreia do Sul na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 19h (horário de Brasília).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos