Sem padrão Fifa. Estádios da Copa têm falhas no controle de acesso

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Com 11 jogos realizados, e quase todos os locais utilizados, os estádios da Copa-2014 apresentaram seguidas falhas no controle de acesso: permitiram objetos proibidos e até pessoas sem ingresso. O COL (Comitê Organizador Local) admite os erros e promete apertar mais a segurança.

Em Cuiabá, houve fogos de artifícios. Bandeiras grandes fora do padrão permitido pela Fifa, e até com mastros, foram vistas no Maracanã, no Itaquerão e no Estádio Mané Garrincha. na Arena Pernambuco, houve instrumentos musicais, como bumbos, levados por torcedores da Costa do Marfim. Em Recife, um problema em vários dos raio-x também gerou falhas no acesso dos torcedores.

Pior, o estádio carioca ainda teve uma invasão de cerca de 20 torcedores argentinos no jogo com a Bósnia Herzegovina, em vídeo obtido pelo jornal "O Globo". Ao jornal, o COL confirmou a invasão dos torcedores e afirmou que nove deles foram entregues a autoridades públicas.

"Em regista de segurança pública, tem que ser pego rojão. Tinham que ser revistadas mochilas para impedir isso. Temos que apertar, e apertar. Em estádio novo, isso é pior. É mais um desafio", afirmou o porta-voz do COL, Saint Clair Milesi, que admitiu que era inadmissível a entrada de fogos de artifícios nas arenas.

Mas os problemas também estão ocorrendo em arenas já prontas como o Maracanã e a Arena de Pernambuco, que já foram testadas na Copa das Confederações. E havia até um excesso de seguranças no Maracanã. Mesmo assim, foram vistas faixas gigantes de argentinos, completamente fora do padrão recomendado pela Fifa. A invasão ocorreu com torcedores pulando o muro, e forçando um portão. Só depois que os seguranças conseguiram fechar a entrada, como mostrado no vídeo do "Globo".

No Mané Garrincha, até bandeiras com mastros entraram no estádio. Também foram vistas buzinas, instrumentos proibidos pelas regras para torcedores. Outra questão na arena brasiliense foram as filas fora do estádio, que levaram os torcedores a demorar mais para entrarem e chegarem atrasados em alguns casos.

Todos os estádios têm bloqueios externos com um perímetro que já deveriam impedir que torcedores portando objetos proibidos ou sem ingresso pudessem se aproximar do local do jogo. Mas tem ficado claro que nem policiais, nem seguranças privados têm conhecimento completo do que é permitido e o que é vetado nas arenas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos