Fifa mudará gráfico de tecnologia do gol para esclarecer torcedor

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

A Fifa vai ajustar a apresentação dos gráficos da Goal Technology para não deixar dúvidas no torcedor. A primeira vez que o equipamento foi utilizado, neste domingo, foi bem-sucedida para determinar o gol da França contra Honduras. Mas as animações mostradas na televisão geraram questões entre espectadores porque, inicialmente, uma imagem indicava que não tinha sido gol.

"Tudo funcionou bem. A imagem não dizia inicialmente que foi gol no primeiro lance (quando a bola bateu na trave). A bola bateu dentro, e bateu no goleiro. No início, mostrou que não era gol. Mas depois mostrou o gol. Estamos trabalhando para ficar mais claro. Para ver o sinal de gol. Não houve erro. Vamos trabalhar para deixar mais claro na tv", afirmou a porta-voz da Fifa, Delia Fischer.

A questão é que, quando a bola bateu na trave, o gráfico mostrou que não tinha sido gol. E também o replay indicou que a bola não tinha ultrapassado a linha. Mas, em seguida, o gol foi assinalada pelo gráfico ao mostrar que, após bater no goleiro hondurenho, a bola estava além da linha.

Em relação à comunicação do resultado para o árbitro, a Fifa informou que tudo funcionou perfeitamente. E a avaliação foi de que o lance foi decidido rapidamente, ou seja, foi considerada uma boa experiência.

A Fifa ainda não informou qual a modificação será feita na apresentação dos resultados do equipamentos para os espectadores. Isso será decidido nos próximos dias.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos