Pelé inaugura museu com presença virtual de Dilma e protesto anti-Copa

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos

Pelé finalmente teve seus feitos eternizados em um só local. Em cerimônia que contou com a presença de políticos e ex-companheiros, o maior jogador de todos os tempos inaugurou um museu no bairro do Valongo, na região central de Santos, neste domingo.

A grande ausência do evento foi a presidente Dilma Rousseff, que era esperada na inauguração. A mandatária, porém, gravou um depoimento de cerca de 2 minutos exibido em um telão.

"A inauguração deste museu é um ato de reconhecimento. Perpetuamos a memória de nosso mais ilustre cidadão. Os feitos de Pelé, a nossa geração merece conhecer essas façanhas. Ele driblava, chutava com as duas pernas, cabeceava, fazia gol de bicicleta e ainda jogava no gol quando precisava", disse a presidente.

"Nosso craque merece ser eternizado. É uma justa homenagem que meu governo presta a você, Pelé", disse completou Dilma.

Pelé chegou de bonde ao museu, acompanhado de diversos políticos. O vice-presidente Michel Temer, o ministro do Esporte Aldo Rebelo, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, a ministra da Cultura Marta Suplicy e o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa integraram a comitiva.

Alguns de seus companheiros de Santos, como Dorval, Pepe, Lima e Edu também compareceram ao evento, assim como o atacante Gabriel, da equipe atual. Pelé ainda recebeu uma camisa da seleção brasileira autografada por todos os jogadores que estão disputando a Copa do Mundo.

"Agradeço o prefeito, o dono casa. Quero agradecer mesmo a Deus por estar vivo para receber essa homenagem. Na Copa da Suécia ninguém conhecia o Brasil. Hoje, na inauguração do museu, todos conhecem e estão aqui na Copa. Deus está abençoando essa cidade, foi daqui que eu saí", disse Pelé, emocionado.

Durante a inauguração, um grupo de cerca de 50 pessoas protestou do lado de fora do museu contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. "Não adianta reprimir, não adianta querer nos calar. A guerra declarada não vai cessar", gritaram os manifestantes, utilizando um alto-falante.

O Museu Pelé contará com mais de 2.500 itens do acervo pessoal do ex-jogador. Foram investidos cerca de R$ 50 milhões na construção do local, instalado em um casarão do século 19 que foi praticamente reconstruído.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos