Coreia do Sul chega sem alarde e simboliza novo momento da Copa em Cuiabá

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Reuters/Jorge Adorno

    Antes de viajar para Cuiabá, Coreia do Sul fez preparação em Foz do Iguaçu

    Antes de viajar para Cuiabá, Coreia do Sul fez preparação em Foz do Iguaçu

Torcedores com camisas vermelhas circulavam pelo aeroporto de Cuiabá minutos antes de a delegação da Coreia do Sul desembarcar no local. Só que em vez do coerano, o idioma que eles usavam para se comunicar era o espanhol. O vermelho dos uniformes deles era do Chile. Sem alarde e sem festa, a chegada dos asiáticos à cidade mato-grossense é o maior símbolo de uma nova fase da Copa do Mundo de 2014 no local.

Nos dias que precederam Chile x Austrália, primeiro jogo da Copa em Cuiabá, a cidade recebeu grande contingente de torcedores das duas seleções. Principalmente do país sul-americano, que foi maioria absoluta nas arquibancadas da Arena Pantanal na sexta-feira.

Antes de a Copa começar, as estimativas oficiais dos governos de Austrália e Chile diziam que cada país mandaria 20 mil torcedores para Cuiabá. Nos dias que precederam o duelo entre eles, porém, a sensação nas ruas era de uma torcida chilena muito maior.

A maior parte desses chilenos deixou Cuiabá na manhã de sábado, horas depoisd o jogo contra a Austrália. Até o início da tarde de domingo, porém, ainda havia torcedores do país sul-americano circulando pelas ruas e pelo aeroporto da cidade.

Em lojas do centro histórico, a debandada dos chilenos já provocou impacto. Comerciantes ouvidos pela reportagem estimam que o movimento de sábado tenha sido até 40% menor do que o registrado na sexta-feira.

Além da quantidade, os chilenos chamaram atenção em Cuiabá pelo barulho (no bom sentido). Os sul-americanos cantavam muito por onde passavam, em ruas, bares e restaurantes. Isso se repetiu no Fan Fest montado pela Fifa e na própria Arena Pantanal – chamou atenção antes do jogo a cena da torcida cantando à capela o hino do país.

Entre os quatro jogos que Cuiabá receberá na Copa de 2014, Chile x Austrália foi o que vendeu mais entradas. O segundo mais popular é o último, Colômbia x Japão, marcado para 24 de junho. Rússia x Coreia do Sul (17 de junho) e Nigéria x Bósnia (21 de junho), por outro lado, estão entre as partidas com menos entradas comercializadas.

Essa diferença pôde ser sentida em Cuiabá nas últimas horas. Com o êxodo de chilenos e australianos, a cidade ficou vazia. Neste domingo, não havia nenhum torcedor da Coreia do Sul no aeroporto para acompanhar o desembarque.

O único oriental no local era um paulista que vai trabalhar como tradutor para uma TV da Coreia do Sul. Muitos sul-coreanos haviam passado por ali minutos antes, mas todos eram jornalistas.

A falta de uma recepção calorosa nem foi sentida pela delegação da Coreia do Sul, que não passou pela área de desembarque do aeroporto e foi diretamente para o hotel. O time treinará nesta tarde – aliás, a atividade será a primeira de uma seleção na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), centro oficial de treinamento da Copa, que não foi usado por Chile e Austrália.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos