Após folga e passeios, holandês manda recado: "não viemos de férias"

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção da Holanda tem tido grande liberdade durante sua estada no Rio de Janeiro para a Copa do Mundo. Jogadores têm aproveitado folgas em passeios pelo Rio de Janeiro e dado bastante atenção a torcedores e familiares. Neste sábado, entretanto, o volante Nigel De Jong, famoso por sua sisudez nos gramados, tratou de desmentir àqueles que dizem que a Holanda veio a passeio: "não viemos aqui de férias."

De Jong reconheceu que os holandeses têm tido uma rotina agradável no Brasil. Disse até que essa rotina ajuda já que o contato com mulheres e filhos deixa os jogadores mais tranquilos. No entanto, fez questão de frisar que a seleção não veio ao Brasil para curtir. Tem um trabalho a fazer.

"Não viemos para curtir. Viemos para jogar uma Copa do Mundo", afirmou De Jong, após em entrevista coletiva neste sábado. "Não estamos de férias. Cada time tem uma forma de se comportar. Nós temos a nossa. Mas não podemos esquecer o que viemos fazer aqui."

Segundo o volante, o comportamento mais relaxado da seleção é típico na Holanda. Segundo ele, todos os holandeses gostam de mergulhar em outras culturas quando viajam e entender um pouco da "vibração" local. No Brasil, eles têm tido espaço para isso. Contudo, esse espaço vai até onde começa a responsabilidade.

E De Jong disse que essa responsabilidade não é pequena. Segundo ele, cresceu ainda mais após a goleada de 5 a 1 contra a Espanha na estreia da Holanda na Copa do Mundo. O volante disse que o resultado foi "fantástico". Contudo, foi só o primeiro dos três jogos da fase de classificação do Mundial. "Temos mais dois jogos pela frente. Não fizemos nada ainda."

Próximo jogo

A Holanda é líder do grupo B da Copa do Mundo. A seleção volta a entrar em campo na quarta-feira, contra a Austrália, em Porto Alegre. O jogo está marcado para às 13h, no Beira-Rio.

A seleção deve estar toda à disposição do técnico Louis van Gaal. Neste sábado, o lateral esquerdo Daley Blind treino separado por causa de uma contusão. Ele mesmo disse em entrevista após o treino que está bem. Deve estar pronto para jogar na quarta-feira.

Blind foi um dos destaques da Holanda na partida contra a Espanha. Deu dois passes que resultaram em gols. Um deles, o cruzamento para o belo gol de Van Persie.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos