Rio estima 59% de gringos no Maracanã e faz mistério com invasão argentina

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou neste sábado o plano operacional para o primeiro jogo no Maracanã pela Copa do Mundo de 2014. No domingo, Argentina e Bósnia-Herzegóvina se enfrentam, às 19h, no palco escolhido pela Fifa para a final da competição. São esperados 59% de estrangeiros nas arquibancadas. No entanto, apesar da invasão argentina na cidade, as autoridades não informaram o número de torcedores do país vizinho que devem acompanhar o confronto.

Informalmente, estima-se que pelo menos 20 mil argentinos estarão no Maracanã. Os torcedores sem ingressos vão se espalhar pela cidade, sobretudo na Fan Fest, em Copacabana, para torcer pela seleção. O restante da ocupação do estádio está dividida em 34% de residentes e 7% de turistas nacionais.

"Temos boletins diários das movimentações das estradas e chegadas dos argentinos. Existe uma concentração considerável em Copacabana e monitoramos os seus passos. São muitos torcedores da Argentina até pela tradição do país no futebol", comentou o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel.

A operação para a partida começa às 17h deste sábado. A Prefeitura informou que 19 ruas serão fechadas para estacionamento no entorno do estádio. A proibição se estende até duas horas após o término do evento. Além disso, ônibus e vans fretados serão bloqueados antes de qualquer possibilidade de acesso ao local.

A orientação é para que os torcedores utilizem metrô e trem no deslocamento. A estação Maracanã serve como acesso da torcida aos setores A, B e C. Já a estação São Cristóvão é o destino ideal para os portadores de bilhetes das entradas D, E e F.

No domingo, as seguintes ruas serão fechadas a partir das 13h para fluxo exclusivo de pedestres: Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário.

A partir das 15h, a interdição da área será total para os torcedores com os fechamentos dos seguintes trechos: Avenida Radial Oeste (sentido centro), Avenida Maracanã (ambos os sentidos) próximo ao estádio, Viaduto Oduvaldo Cozzi, Viaduto de São Cristóvão, Avenida Professor Manoel de Abreu (ambos os sentidos), Rua Mata Machado e Rua Radialista Valdir Amaral.

Ônibus e vans de excursão serão encaminhados pelas autoridades ao Fundão, onde um bolsão de estacionamento com capacidade para até 1.500 veículos estará em funcionamento. A partir daí, os torcedores podem utilizar ônibus municipais para embarcar no metrô pela estação Del Castilho. Para quem sai da Barra da Tijuca, a opção é o BRT Transcarioca, com embarque no metrô em Vicente de Carvalho.

O consumo de bebida alcoolica está proibido por duas horas antes e após o jogo. O planejamento será repetido em todos as partidas disputadas no Maracanã. No entanto, não estão descartadas alterações em razão de mudanças observadas pelas autoridades de segurança e agentes da Prefeitura.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos