Vai à Arena Salvador ver Holanda x Espanha? Saiba como chegar
Do UOL, em Salvador (BA)
A partida entre Holanda e Espanha e Holanda, às 16h, na Arena Fonte Nova, será a primeira em Salvador neste Mundial. A cidade montou um esquema especial de transporte, com 10 linhas especiais que vão atender o estádio. Serão 138 ônibus em operação. O recém inaugurado metrô da cidade também estará à disposição daqueles torcedores que tiverem em mãos os seus ingressos.
Linhas de Ônibus
Dez linhas especiais serão distribuídas no município, com 138 ônibus em operação. Cinco delas ficarão concentradas em quatro shoppings, onde torcedores portadores de ingressos para as partidas poderão deixar seus carros estacionados. Desse total, duas linhas irão sair do shopping Barra.
Lá haverá também um ponto exclusivo para pessoas com deficiência. Uma outra linha especial será instalada no shopping Bela Vista. Os portadores de ingressos que pegarem ônibus no empreendimento serão desembarcados na Avenida Bonocô, em frente à estação metroviária de Brotas. O shopping irá ofertar mil vagas de estacionamento.
Além do Bela Vista, o shopping Iguatemi também irá contar com uma linha especial para portadores de ingressos, que será instalada no estacionamento que fica ao fundo do empreendimento. Os passageiros que embarcarem no local vão descer do ônibus na Avenida Bonocô, em frente à estação metroviária de Brotas. O shopping irá disponibilizar 320 vagas de estacionamento.
No shopping Salvador também será instalada uma linha especial de ônibus, localizada em uma via marginal, no fundo do estabelecimento. Os passageiros que saírem da localidade também serão desembarcados na Avenida Bonocô, em frente à estação metroviária de Brotas. O shopping irá ofertar 500 vagas para os portadores de ingresso.
Do aeroporto internacional de Salvador irão partir duas linhas especiais, na Praça Gago Coutinho. Também serão disponibilizadas linhas de ônibus em Ondina, na entrada do centro de esportes da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Rio Vermelho, na Praça Brigadeiro Farias Rocha; e no Jardim dos Namorados.
O turista deve comprar um cartão avulso do Salvador Card, que terá o valor de R$ 5, nos pontos onde irão pegar os ônibus. Em seguida, eles devem carregar o valor de R$ 15, referente ao valor de ida e volta ao estádio. A venda desses bilhetes vai acontecer nos postos especiais para o Mundial montados no Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping.
Táxi
De acordo com a Transalvador, a capital baiana dispõe de sete mil táxis, que estarão a serviço da população nos jogos do Mundial do Brasil. O espectador poderá pegar um táxi próximo ao seu ponto de partida e desembarcar nas redondezas do estádio. Na saída dos jogos, os torcedores poderão ter acesso ao serviço através de pontos no entorno da Arena Fonte Nova.
O que muda no trânsito
- Avenida Bonocô (sentido Comércio): terá o trânsito interditado a partir do acesso para o Vale do Ogunjá;
- Vale de Nazaré (sentido Av. Bonocô): terá o trânsito interditado nas proximidades da loja Comercial Ramos;
- Avenida Vasco da Gama (sentido Dique): a interdição será a partir do viaduto JK, onde todo o tráfego será desviado para a Av. Garibaldi;
- Avenida Joana Angélica, a partir do Center Lapa, sentido Campo da Pólvora: só passarão veículos de moradores da região;
- Nazaré (sentido Centro) a interdição será a partir da Travessa Marquês de Barbacena (SESC);
- Ladeira dos Galés: o trânsito será desviado para a Rua Djalma Dutra.
Metrô
O metrô começou a funcionar de forma assistida no dia 11 de junho. O equipamento vai funcionar entre as estações do Retiro e Lapa, que são separadas por 7,5 km. No entanto, em dias de jogos na capital baiana, o uso do equipamento será restrito: apenas torcedores com ingressos para partidas do Mundial, que chegarem nos ônibus de linha especial, previamente cadastrados, terão acesso ao metrô. Nesses dias, o metrô vai funcionar em regime expresso e apenas em duas estações. Da estação Acesso Norte até a estação Campo da Pólvora, vizinha da Fonte Nova.
Bicicletas
Durante o evento, Salvador contará com um bicicletário especial, além dos que já estão disponíveis na capital. O grande bicicletário ficará no Campo da Pólvora, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, e terá capacidade para 600 bicicletas. Além de torcedores, o cidadão comum, mesmo sem ingresso para o estádio, poderá fazer uso do local. Salvador já tem atualmente 38 estações de bicicletas, onde qualquer cidadão pode fazer uso dos equipamentos públicos.
Rota para pedestres – Fan Walk
A ideia é fazer do Mercado Modelo um ponto de encontro de torcedores e, de lá, eles vão seguir a pé pela região do Centro Histórico até a Fonte Nova. Das ladeiras do Pelourinho até o estádio, a distância é pequena: o trajeto tem menos de 2 km e contará com intervenções artísticas e culturais. A ideia da organização local é usar a época de festas juninas e o Pelourinho, região da cidade que costuma receber festas, para manter o turista pela área depois das partidas. Nos dias de jogos, haverá monitores para dar orientação em pontos fixos. Nos dias sem jogos, só haverá as placas de sinalização. Os monitores ficarão no Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Prefeitura.