Catadores são tietados e ganham até ingresso no Itaquerão
Luiza Oliveira
Do UOL, em São Paulo
-
Luiza Oliveira/UOL
Edvander e Givanildo (ao centro) terminam o dia de trabalho no Itaquerão como catadores
Eles fazem o trabalho pesado e costumam passar despercebidos nos grandes eventos. Mas na estreia da Copa do Mundo entre Brasil e Croácia ganharam os holofotes e tiveram seus minutos de fama. Os catadores de lixo reciclável foram tietados e até faturaram ingresso para a partida.
Bem-humorados e com uma chamativa roupa laranja, eles se destacaram entre os torcedores e atraíram a atenção dos estrangeiros que vieram acompanhar a partida no Brasil. Gringos de diversas partes do mundo pediram para tirar fotos.
Alguns dos catadores até desenrolaram o inglês e se deram bem. "Ele gostou de mim, ele tava com a camisa da banda de rock que eu gosto e eu disse 'very good'. Ele entendeu e me deu a camisa", disse Edivander José de Oliveira que aprovou a experiência.
"É muito legal o trabaçho porque a gente vê pessoas diferentes. Aprende outras culturas. Às vezes a gente não entende nada do que eles falam porque conversam embolado. Mas vai fazendo gesto, falando yes e no e está tudo certo", completou.
Entre os brasileiros, eles também fizeram sucesso e viraram motivo de piadas. "O pessoal foca falando que a gente é holandês por causa da roupa laranja. Ainda bem que o jogo era contra a Croácia, senão ia complicar", brincou Givanildo Reis dos Santos.
Com a fama, eles aproveitaram para faturar na estreia da Copa do Mundo. Edivander ganhou R$ 50 de um gringo e levou também o maior troféu da noite: um ingresso para a partida de uma senhora que não queria entrar no jogo porque seus familiares não chegaram a tempo.
Pena que não deu para aproveitar a chance. O trabalho não deixou. O jeito foi dar uma pausa no trabalho espiar o jogo no bar ao lado do estádio. "Eu consegui ver uma parte do primeiro tempo. Fui correndo, dei uma olhada e voltei. A gente revezou, aí deu certo".
Mesmo com a diversão garantida na estreia da Copa do Mundo, o trabalho foi pesado nesta quinta-feira. Os catadores responsáveis pela área externa do Itaquerão chegaram às 10h no estádio e só terminaram o serviço às 23h.
Quando terminam de reunir o material que inclui garrafas pet, plásticos e muitas latas de cerveja, eles ainda têm que colocar no caminhão para ser pesado. Só na parte externa do estádio, eles recolheram cerca de 3 toneladas de lixo. Cada quilo equivale a R$ 2,80.