Brasileiros somem do Fan Fest de Cuiabá no segundo jogo da Copa
Guilherme Costa
Do UOL, em Cuiabá (MT)
O Fan Fest montado pela Fifa foi um dos pontos mais movimentados de Cuiabá na última quinta-feira, durante a primeira partida da Copa do Mundo de 2014. Enquanto Brasil e Croácia jogavam em São Paulo, cerca de 22 mil pessoas acompanhavam em um telão da capital mato-grossense. Contudo, esse ambiente de festa acabou logo no segundo duelo do torneio.
Nesta sexta-feira, menos de 200 pessoas viram no Fan Fest o primeiro tempo de México x Camarões. A despeito de os dois times serem do grupo do Brasil na Copa, quase todos os presentes no espaço de Cuiabá eram chilenos e australianos.
Também por causa disso, mudou radicalmente o clima. Torcedores trocaram festas, cânticos e instrumentos musicais por sombra e lugares em que eles podiam ver o jogo sentados.
Em todo o primeiro tempo, somente um grupo de australianos ensaiou cantos com o nome do país. As manifestações logo foram abafadas por gritos de "Chile" oriundos da mesma arquibancada.
Funcionários do Fan Fest relataram que o movimento do primeiro dia foi positivamente surpreendente. Ainda não há uma estimativa oficial de quantos produtos foram comercializados no aparato, mas o ritmo caiu muito na sexta-feira.
"Ah, hoje está fraco. Está sendo assim em todos os bares. Acho que os turistas ainda não acordaram ou estão de ressaca", lamentou uma vendedora.
O Fan Fest também ficou vazio no início da tarde de quinta-feira, mas os torcedores chegaram antes de o jogo começar. Nesta sexta, a diferença foi uma partida realizada mais cedo.
Em outros pontos da cidade, o clima era bem parecido. Ao contrário de quinta-feira, não havia grandes concentrações de brasileiros em bares para ver México x Camarões. Na praça 8 de Abril e na Praça Popular, australianos e chilenos eram maioria em todos os empreendimentos.