Australianos chegam com samba e fazem festa brasileira na Arena Pantanal
Guilherme Costa
Do UOL, em Cuiabá
Eles chegaram com gritos sobre a seleção e a Copa do Mundo. E ninguém ligou para isso. Acompanhado por uma bateria de escola de samba, um grupo de australianos causou tumulto (no bom sentido) na Arena Pantanal nesta sexta-feira. O que era para ser um simples trajeto até o portão do estádio virou uma verdadeira festa brasileira.
O samba dos australianos pôde ser ouvido quando o grupo ainda estava a dois quarteirões da Arena Pantanal. Conforme eles caminhavam na direção do estádio, o barulho chamava atenção das pessoas que estavam perto e fazia a festa crescer.
Quando os australianos chegaram à grade que cerca a Arena Pantanal, encontraram com um grupo de torcedores que via em um bar o jogo entre Espanha e Holanda. O espectadores eram quase todos chilenos, mas não houve nenhuma confusão quando os públicos se encontraram. Aliás, houve exatamente o contrário.
"Não sei se a música brasileira é melhor do que a australiana, mas a música brasileira é definitivamente melhor para festa", disse o australiano Michael Waters, que nunca tinha visto ao vivo uma apresentação de samba. "Isso aqui é fantástico", completou.
Torcedores de Chile e Austrália rapidamente entenderam o espírito de festa. Alguns entraram no meio do samba, interagiram com ritmistas e chegaram a arriscar passos de samba. Outros preferiram apenas tirar fotos (a maioria, por sinal).
"Vamos ganhar hoje. Aliás, vamos ganhar a Copa do Mundo", arriscou o australiano Anthony Vaff, talvez animado demais com o ritmo. Ao lado dele, um grupo de garotos com a camisa dos Socceroos batia bola com funcionários de uma lanchonete, que vendia caipirinhas por US$ 6.
No meio dos australianos estava o brasileiro Raphael Pires, que vive no país da Oceania há seis anos e voltou à terra natal para acompanhar a Copa do Mundo. Ele vai ver os três jogos dos Socceroos na primeira fase.
"Queremos fazer uma boa Copa do Mundo. Mas se a Austrália for eliminada, vamos torcer pelo Brasil", afirmou Michael Waters.
Chile e Austrália jogarão na Arena Pantanal às 19h (de Brasília), em partida válida pela fase de grupos da Copa do Mundo. A partida será a primeira das quatro que o estádio de Cuiabá receberá na competição deste ano.
Cambistas?
Três torcedores chilenos e dois australianos vendem ingressos normalmente nos arredores da Arena. Tudo acontece dentro do perímetro Fifa, menos de cinco metros de uma viatura da Polícia Militar.