Croatas e Fifa furam bloqueio, passam no meio de favela e ouvem provocação

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

  • Adriano Wilkson/UOL

Torcedores da Croácia e ônibus cheios de funcionários da Fifa furaram um bloqueio da Polícia Militar e passaram no meio da Vila da Paz, uma favela que fica a cerca de 500 metros do Itaquerão. Eles foram recebidos por gritos e provocações dos torcedores que comemoravam a vitória brasileira na abertura da Copa.

"Chupa, Croácia!", gritou um rapaz e em seguida soprou uma corneta ao pé do ouvido de um homem com a camiseta quadriculada da seleção europeia. Os dois croatas se assustaram e foram cercados por dezenas de brasileiros que pulavam e gritavam em torno deles. Um dos europeus, rindo desconcertado, teve uma bandeira que trazia no pescoço puxada por um dos provocadores. Bem-humorado ele deixou a bandeira para o brasileiro.

Dezenas de ônibus levando executivos e funcionários da Fifa passaram pelo mesmo local e foram cercados pelas pessoas. Brasileiros que assistiram à partida também estão usando o acesso, o caminho mais fácil para chegar à Av. Radial Leste.

Um soldado da PM que estava na barricada montada na saída da favela disse à reportagem que os ônibus e os torcedores não deveriam passar por ali e que seu superior estava irritado com a situação. No próximo jogo, disse ele, o bloqueio será 100%.

O cordão de isolamento impede moradores e pessoas sem ingresso de se aproximar do estádio da abertura da Copa, mas também da estação de metrô Corinthians-Itaquera. Durante a tarde, vizinhos do Itaquerão reclamavam que seu direito de ir e vir da sua própria casa estava sendo tolhido.

Por causa da área de isolamento, para chegar ao metrô ou dele à comunidade, é preciso tomar um caminho muito mais longo do que o habitual. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos