Juiz da abertura já 'causou' duas vezes por sua arbitragem

Do UOL, em São Paulo

Escolhido para apitar o jogo de abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, às 17h desta quinta-feira, o japonês Yuichi Nishimura é conhecido por dar muitos cartões. No entanto, antes de ganhar essa fama, o árbitro de 42 anos já esteve envolvido em pelo menos duas confusões.

A primeira foi em 2008, na Copa das Nações Africanas realizada em Gana. Nas quartas de final entre Egito e Angola, Nishimura irritou os angolanos e acabou empurrado por alguns jogadores. Como não expulsou ninguém, acabou afastado das partidas seguintes por ser muito "bonzinho". Já os atletas envolvidos acabaram suspensos.

Dois anos depois, Nishimura causou algo ainda pior. Durante a final do Mundial de Clubes da Fifa entre Inter de Milão e Mazembe, torcedores da equipe africana se irritaram com as marcações do árbitro na derrota por 3 a 0 para os italianos.

Na decisão, Nishimura foi questionado por apitar 22 faltas do Mazembe e dar quatro cartões amarelos, diante de apenas nove faltas da Inter e uma advertência. Assistindo ao jogo em Lubumbashi, cidade do Mazembe, na República Democrática do Congo, torcedores se enfureceram após o jogo e resolveram depredar uma loja.

No entanto, eles acharam que Nishimura era chinês. Por isso, segundo relatos da agência AFP, atacaram uma revendedora de aparelhos celulares da China como forma de protestar contra o árbitro.

Nesta quinta-feira, Nishimura participará de sua segunda Copa do Mundo. Na primeira, em 2010, distribuiu 17 cartões amarelos e dois vermelhos em quatro jogos, talvez ainda traumatizado por ter ido para a "geladeira" em 2008. Os dois expulsos são bem conhecidos dos brasileiros: Felipe Melo, na eliminação do Brasil diante da Holanda, e Lodeiro, uruguaio que era do Botafogo e foi contratado recentemente pelo Corinthians.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos