Em tom "boleiro", papa Francisco envia mensagem sobre Copa ao Brasil

Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

Fanático por futebol e torcedor assumido do San Lorenzo, o papa Francisco gravou uma mensagem sobre a Copa do Mundo, em que prega paz e respeito entre rivais. O depoimento, em tom "boleiro", foi gravado pelo sumo pontífice e foi exibido na edição desta quarta-feira do Jornal Nacional, da Rede Globo.

Argentino, o papa é fanático por futebol e usou termos como "fominha", "fair play" e "treinar". Em linhas gerais, ele ressaltou os valores inerentes ao esporte e disse que para vencer é necessário, entre outras coisas, esquecer o individualismo e o racismo. 

O papa ainda pede que a Copa do Mundo seja um evento de solidariedade entre os povos. Segundo Francisco, o futebol pode servir como alicerce de uma "cultura do encontro", valorizando a confraternização entre os povos. 

Embora acompanhe o esporte atentamente, o papa não virá ao Brasil acompanhar o torneio de perto. Desde que assumiu o posto mais elevado na hierarquia da Igreja Católica, Francisco só veio ao país em julho do ano passado, quando literalmente arrastou multidões em sua passagem pelo Rio de Janeiro e outras cidades.  

Além do papa, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também se manifestou sobre a Copa do Mundo. Pelo Twitter, desejou uma "verdadeira festa" ao país vizinho. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos