Dilma chama atletas de "ídolos do povo" em carta à seleção; leia na íntegra

Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

  • Roberto Stuckert Filho/PR

    Presidente Dilma em 2013, quando recebeu os campeões da Copa das Confederações em Brasília

    Presidente Dilma em 2013, quando recebeu os campeões da Copa das Confederações em Brasília

Dilma Rousseff enviou, na última terça, uma carta para a delegação da seleção brasileira. No texto, divulgado nesta quarta, a presidente rasgou elogios a Neymar e companhia, ressaltando a ligação de todos com a torcida e apostando em vitória na Copa do Mundo disputada em casa. 

"Ídolos do povo, vocês, jogadores, são a continuidade dos escretes que nos deram cinco taças", disse a presidente, que foi além em outro ponto do texto. "Poucas vezes vimos uma equipe tão entrosada com a torcida como a de vocês. O carinho que recebem nas ruas e nos estádios é o melhor testemunho de que todos acreditamos na sua capacidade de honrar o futebol brasileiro na Copa que ora organizamos", escreveu Dilma. 

A carta chegou às mãos da seleção brasileira na última terça e Felipão distribuiu cópias do texto para cada um dos jogadores. A mensagem de Dilma atende um pedido do próprio treinador, que chegou a pedir uma visita da presidente antes da abertura da Copa. Além da política petista, Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à presidência, também mandou seu apoio ao Brasil. 

Confira abaixo, na íntegra, o que a política disse a Neymar e companhia a dois dias da abertura da Copa do Mundo:

"Prezados Felipão, Parreira e integrantes da Comissão Técnica,

Queridos jogadores da Seleção Brasileira de Futebol,

Faço questão de mandar meus votos de fé e confiança, nesta hora em que vocês representam a grande tradição e a fabulosa história do nosso futebol.

A forma brilhante como venceram a Copa das Confederações devolveu ao torcedor brasileiro a certeza de que esta Seleção e seus técnicos estão aptos a repetir os nossos grandes feitos do passado.

Ídolos do povo, vocês, jogadores, são a continuidade dos escretes que nos deram cinco taças.

Felipão e Parreira, campeões mundiais consagrados, aumentam a nossa certeza de que faremos bonito nesta Vigésima Copa.

Confiem em seus talentos, meus queridos jogadores, e olhem para trás e vejam-se no talento de Friedenreich, Fausto, Domingos, Leônidas, Zizinho, Nílton Santos, Didi, Garrincha e, naturalmente, o Rei Pelé.

O mundo sabe que vocês são os melhores. Têm alegria nas pernas, ginga no corpo, aplicação tática e improviso desconcertante. Pertencem a uma linhagem de atletas e treinadores que transformaram o jogo de cintura dura, inventado pelos ingleses, em uma nova forma de arte.

Em 20 de agosto, vamos comemorar o centenário da Seleção. Nesses cem anos, poucas vezes vimos uma equipe tão entrosada com a torcida como a de vocês. O carinho que recebem nas ruas e nos estádios é o melhor testemunho de que todos acreditamos na sua capacidade de honrar o futebol brasileiro na Copa que ora organizamos.

Meus votos são de que cada um jogue o que sabe. É o suficiente para a vitória. Estarei junto com todo o Brasil torcendo por todos e cada um de vocês.

Um abraço carinhoso,
Dilma Rousseff
"

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos