Candidato a reeleição, Blatter acena com mais dinheiro e vaga em Copa

Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA

    05.jun.2014 - Joseph Blatter mudou o discurso e agora se diz confiante na Copa no Brasil

    05.jun.2014 - Joseph Blatter mudou o discurso e agora se diz confiante na Copa no Brasil

Em campanha por mais um mandato como presidente da Fifa, Joseph Blatter aproveita os dias que antecedem à Copa do Mundo no Brasil para acenar com benefícios às confederações continentais e federações nacionais. Mais dinheiro e mudança na distribuição de vagas no Mundial estão entre as promessas. O aumento da verba é possível porque a federação internacional vai arrecadar mais com o Mundial no Brasil do que faturou na África do Sul.

Nesta manhã, em São Paulo, durante o congresso da Confederação da Oceania, o suíço afirmou que atua para que o continente tenha presença garantida em todas as competições da Fifa. Hoje, a melhor seleção da Oceania tem que passar por uma repescagem. No Brasil, o a única seleção do continente é a Austrália, que disputa a eliminatória pela Confederação Asiática.

"Estamos trabalhando num mecanismo melhor para vocês terem acesso à Copa. Esse é o próximo passo no processo de reforma da Fifa", declarou Blatter aos membros da Confederação da Oceania.

Abrir uma vaga não parece tarefa fácil. Nesta segunda, a Conmebol (Confederação Sul-Americana) afirmou que vai brigar para manter suas quatro vagas atuais e mais uma disputa de repescagem.

Sem revelar valores, ele também falou do bônus que dará às entidades continentais e nacionais. "Temos um boa notícia, vamos dar um bônus maior do que demos em 2010", disse o dirigente. No ano da Copa da África do Sul, a Fifa já havia oferecido bônus de US$ 550 mil para cada entidade nacional e US$ 5 milhões para cada entidade continental. Na ocasião, Blatter também estava em campanha. O suíço já tinha falado sobre o dinheiro extra nesta segunda durante a reunião da Confederação Asiática. No entanto, após anunciar os benefícios aos membros da Confederação da Oceania, o presidente da Fifa tentou desfazer o clima eleitoral. "As pessoas ficam falando de eleição, mas não tem eleição neste ano, só em 2015".

Antes porém, David Chung, presidente da Confederação da Oceania, manifestou apoio ao suíço, caso ele oficialize sua candidatura. Na segunda, Blatter afirmou que sua missão na entidade ainda não acabou. Ele deve enfrentar Michael Platini, presidente da Uefa, a entidade europeia, nas urnas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos