Candidata a suceder polvo Paul, tartaruga Cabeção "prevê" vitória do Brasil

Vagner Magalhães

Do UOL, em Mata de São João

A tartaruga marinha Cabeção iniciou nesta terça-feira a sua série de "previsões" para a Copa do Mundo 2014. Ela apontou a vitória do Brasil contra a Croácia, na abertura do torneio. Na Copa de 2010, o polvo Paul, que vivia no Aquário Marinho de Oberhausen, na Alemanha, acertou todos os palpites relativos ao time de seu país, inclusive a derrota nas semifinais do torneio. Depois disso, Paul ainda acertou o palpite para a vitória da Alemanha na disputa do terceiro lugar e por fim a vitória da Espanha contra a Holanda, na final do torneio. O polvo morreu em outubro daquele mesmo ano.

Nesta manhã, foram colocadas três porções iguais de sardinhas, penduradas a distâncias equivalentes, dentro de um travessão. Sobre as sardinhas, a bandeira brasileira e a bandeira croata. Uma sardinha, no meio do gol, indicava o empate.
 
Cabeção faz parte do Projeto Tamar da Praia do Forte, a cerca de 56 km de Salvador, na Bahia. Com 27 anos, Cabeção é considerada uma tartaruga jovem, já que a espécie pode chegar até cerca de 80 anos.
 
De acordo com Gonzalo Rostan, biólogo responsável pelo Centro de Visitantes do Tamar Praia do Forte, a brincadeira tem o objetivo de chamar a atenção para os perigos que as tartarugas marinhas enfretam. Entre eles estão as redes de pesca e a presença de luz artificial nas praias de desova, que matam milhares de animais anualmente.
 
"A tartaruga é um animal divertido e essa é uma forma de chamarmos a atenção para o problema. A tartaruga marinha ainda corre risco de extinção, apesar de todos os esforços que têm sido feitos", diz ele.
 
Neste ano, a previsão é de que mais de 2 milhões de tartarugas marinhas sejam liberadas ao mar com a proteção do projeto. Para se ter uma ideia, em 1986, esse número era de 50 mil. O projeto foi criado em 1981 e atualmente são monitorados cerca de 8 mil ninhos.
 
O projeto Tamar é uma iniciativa que atua na preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. A base do Projeto funciona em uma área de 10 mil metros quadrados.  No local está instalado o Centro de Visitantes mais completo e moderno do País. Além do Museu da Tartaruga, o local possui aquários gigantes onde ficam os filhotes de tartarugas e tanques com diversas espécies de peixes.
 
Antiga vila de pescadores, a Praia do Forte é hoje um dos principais destinos do litoral norte baiano. Além da praia, conta com lagoas, cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas como a Sapiranga, com espécies raras de fauna e flora, como o mico-estrela, o tamanduá, quase meia centena de tipos de pássaros, orquídeas e bromélias.
 
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos