Após invasão, treino aberto da Espanha tem um PM para cada 2 torcedores

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

A invasão discreta de um homem ao treino da Espanha no CT do Caju, em Curitiba, na segunda-feira, fez com que a Polícia Militar reforçasse a segurança no entorno do local, de propriedade do Atlético-PR. Pouco antes de as catracas serem liberadas para 500 torcedores (200 convidados e os 300 primeiros da fila), havia quase o dobro de pessoas em uma fila do lado de fora. E para conter novas invasões a Polícia Militar colocou 250 homens para fazer a segurança na área externa, que se somarão a funcionários da Setran (Secretaria de Trânsito) e à segurança privada do CT. Ou seja, um policial para cada dois torcedores que entrarão no CT.

"Nós temos aqui nessa parte da Rua Lupianópolis três terrenos baldios, o cara aproveitou e entrou furtivamente. Não criou nenhum problema, nenhum embaraço. Nós tivemos informação", falou o major Neto, da Polícia Militar, único que entrou no CT do Caju para conversar com membros da organização.

Houve, porém, desencontro total de informações. A Polícia Militar chegou a avisar pessoas que estavam na fila que ninguém entraria, que o treino seria aberto apenas para convidados que já tinham ingressos. No entanto, os oficiais voltaram atrás e mudaram o discurso. Funcionários da segurança do CT sustentam que 300 pessoas da fila serão liberadas para assistir ao treino, além dos convidados. A Federação Espanhola informa, assim como publicou a Fifa para jornalistas na manhã desta terça, que o treino será aberto a parte do público que ficou na fila. 

E também há confusão quanto ao número de convidados. Apesar do corpo de segurança afirmar que são apenas 200 que receberam convite prévio, há quem aguarde do lado de fora, já com ingresso nas mãos, com bilhete numerado. Uma das pessoas tem a entrada de número 879, o que mostra que, aparentemente, muito mais de 200 ingressos foram distribuídos.

E a PM informou que já havia avisado a segurança privada do CT que havia risco de invasão: "Já tínhamos mandado um e-mail alertando, fizemos fotos dos terrenos, são três terrenos aqui", disse o major, que afirmouq eu agora ouviu dos alertados que haverá reforço. "O posicionamento é que será colocado um reforço", comenta. Na segunda-feira, Diego dos Santos, de 24 anos, entrou no CT pulando um dos muros e admitiu que conseguiu enganar a segurança por um terreno baldio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos