Sem "estrela", Itália recorre ao discurso de que "força está no grupo"
Mauricio Stycer
Do UOL, em Mangaratiba
-
Claudio Villa/Getty Images
Barbara Moschini, chefe de comunicação da seleção da Itália, conversa com Giorgio Chiellini, em Mangaratiba
Depois de dois dias em Mangaratiba, onde se prepara para a Copa do Mundo, um mesmo tema se repete nas entrevistas da seleção italiana. À falta de uma estrela maior, de um nome capaz de resolver tudo, tanto o técnico Cesare Prandelli quanto o defensor Giorgio Chiellini procuraram enfatizar o que, para muitos, é um grande clichê do futebol: a força da Itália está no grupo.
Questionado na véspera por um jornalista sobre a fase de Balotelli, o técnico fugiu do assunto: "Temos que jogar com o time, não com um só. Ele não vai resolver todos os problemas do time".
Neste sábado (07) foi a vez de Chiellini falar do assunto. Questionado sobre o bom desempenho de sua equipe, a Juventus, na temporada, o defensor observou que vê semelhanças com a Azzurra: "A seleção tem a mesma mentalidade. Temos Pirlo e Buffon, mas pensamos em grupo."
Concluindo o seu raciocínio de que não basta um grande craque para uma seleção, observou: "Messi nunca ganhou nada com a Argentina. Ronaldo nunca ganhou nada com Portugal. Temos que jogar juntos. "
Chiellini reconheceu que a defesa da seleção, antes imbatível, já não é a mesma. "A defesa precisa melhorar. Perdemos um pouco da intensidade. Nos primeiros dois anos do Prandelli havia mais equilíbrio. Estamos falando muito do assunto."
A seleção enfrenta neste domingo, em Volta Redonda, o Fluminense. Será o último amistoso antes da estreia na Copa, no próximo dia 14, contra a Inglaterra, em Manaus. A Itália vai entrar em campo amanhã praticamente com o time reserva inteiro. Até um jogador que não vai jogar a Copa, mas está de sobreaviso com o grupo (Ranocchi) está escalado: Eis o time anunciado na tarde deste sábado (07): Perin; Abate, Ranocchia, Paletta e Darmian; Thiago Motta, Parolo, Aquilani, Insigne, Cerci e Immobile
Durante o treino na manhã de sábado, ocorreu um pequeno incidente, segundo o jornal "Gazzetta dello Sport". De Rossi trombou com Rannocchia e caiu.Nos minutos em que permaneceu caído, o meia da Roma foi picado por uma abelha. "Nada grave", tranquilizou o jornal, em seu site.