Sem "estrela", Itália recorre ao discurso de que "força está no grupo"

Mauricio Stycer

Do UOL, em Mangaratiba

  • Claudio Villa/Getty Images

    Barbara Moschini, chefe de comunicação da seleção da Itália, conversa com Giorgio Chiellini, em Mangaratiba

    Barbara Moschini, chefe de comunicação da seleção da Itália, conversa com Giorgio Chiellini, em Mangaratiba

Depois de dois dias em Mangaratiba, onde se prepara para a Copa do Mundo, um mesmo tema se repete nas entrevistas da seleção italiana. À falta de uma estrela maior, de um nome capaz de resolver tudo, tanto o técnico Cesare Prandelli quanto o defensor Giorgio Chiellini procuraram enfatizar o que, para muitos, é um grande clichê do futebol: a força da Itália está no grupo.

Questionado na véspera por um jornalista sobre a fase de Balotelli, o técnico fugiu do assunto: "Temos que jogar com o time, não com um só. Ele não vai resolver todos os problemas do time".
 
Neste sábado (07) foi a vez de Chiellini falar do assunto. Questionado sobre o bom desempenho de sua equipe, a Juventus, na temporada, o defensor observou que vê semelhanças com a Azzurra: "A seleção tem a mesma mentalidade. Temos Pirlo e Buffon, mas pensamos em grupo."
 
Concluindo o seu raciocínio de que não basta um grande craque para uma seleção, observou: "Messi nunca ganhou nada com a Argentina. Ronaldo nunca ganhou nada com Portugal. Temos que jogar juntos. "
 
Chiellini reconheceu que a defesa da seleção, antes imbatível, já não é a mesma. "A defesa precisa melhorar. Perdemos um pouco da intensidade. Nos primeiros dois anos do Prandelli havia mais equilíbrio. Estamos falando muito do assunto."
 
A seleção enfrenta neste domingo, em Volta Redonda, o Fluminense. Será o último amistoso antes da estreia na Copa, no próximo dia 14, contra a Inglaterra, em Manaus. A Itália vai entrar em campo amanhã praticamente com o time reserva inteiro. Até um jogador que não vai jogar a Copa, mas está de sobreaviso com o grupo (Ranocchi) está escalado: Eis o time anunciado na tarde deste sábado (07): Perin; Abate, Ranocchia, Paletta e Darmian; Thiago Motta, Parolo, Aquilani, Insigne, Cerci e Immobile 
 
Durante o treino na manhã de sábado, ocorreu um pequeno incidente, segundo o jornal "Gazzetta dello Sport". De Rossi trombou com Rannocchia e caiu.Nos minutos em que permaneceu caído, o meia da Roma foi picado por uma abelha. "Nada grave", tranquilizou o jornal, em seu site. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos