Fifa desaloja taxistas no Espírito Santo e movimento cai 40%
Felipe Pereira
Do UOL, em Cariacica (ES)
-
Felipe Pereira/UOL
Francisco Vargas reclama da diminuição do movimento em Cariacica por causa da realocação feita pela Fifa
Nos últimos 40 anos um ponto de táxi funcionou na rua que passa em frente ao Estádio da Desportiva, em Cariacica (ES). A Copa quebrou está tradição. Como o local é Centro de Treinamento da Austrália, a calçada virou espaço Fifa e os motoristas foram removidos para a rua de trás. Prejuízo por causa da queda de 40% no número de clientes conta o taxista Francisco Vargas Filho, 60 anos.
"Foi ordem da Fifa. Não pode deixar nada na rua enquanto a Austrália estiver treinando na cidade." A determinação vale também para o transporte público e o itinerário da linha 526 que liga os terminais do Campo Grande ao de Vila Velha foi alterado. O ônibus não passa mais pela na Rua Engenheiro José Alencar Araripe, endereço do estádio da Desportiva.
Os moradores e comerciantes também sofrem as consequências e estão proibidos de estacionar os carros na frente de casa. Os veículos devem ficar nas garagens. Francisco conta que a mudança foi comunicada no começo da semana passada. Um funcionário apareceu e passou tinta preta sobre a marcação da área de táxi que havia no asfalto.
No lugar onde fica a placa do ponto foi fixada outra com a informação de que é proibido estacionar. Terminado o serviço na frente do estádio, o funcionário pintou as vagas de táxi na rua de trás.
Como a Fifa não paga as contas do mês Francisco estava no ponto antigo nesta sexta-feira. Explicou que o número de corridas diárias caiu de 16 para 10 e falou que se a fiscalização aparecer dirá que não sabia trata-se de foi um mal entendido.
A promessa é de que a mudança é temporária e acaba quando a Austrália deixar o Brasil. Sobre a alteração na linha de ônibus, o argumento é de que não gera grande impacto por ser um itinerário de pequena procura pelos passageiros, afirmou o gerente de Planejamento da Companhia Estadual de Transporte Urbano, Fernando Antonio Abreu.