Empolgados com a Copa, argentinos jogam pré-mundial em praça pública

Carolina Juliano

Do UOL, em Buenos Aires

Os argentinos estão tão empolgados com a Copa que o governo de Buenos Aires, capital do país, organizou na praça San Martín, no centro da cidade, um pré-mundial para deixar qualquer um se sentir um pouquinho Messi ou Maradona.

Uma estrutura montada no meio da praça tem aparelhos para treinar a mira, para ensaiar dribles, testar o condicionamento físico e até um pequeno gramado no qual são organizadas pequenas partidas de futebol de três contra três jogadores, com direito a cornetada na hora do gol.

"Vem gente aqui de todas as idades, crianças que saem da escola, pessoas em horário de almoço do trabalho, a ideia é cada vez mais acender a chama para a Copa do Mundo", diz Salazar Laura, uma das coordenadoras do evento.

Laura já trabalhou em um evento parecido na Copa de 2010 e diz que este ano o interesse é muito maior porque a Copa é no Brasil. "O argentino sente que está muito perto da Copa, muitos estão viajando para o Brasil mesmo sem ter ingressos para ver os jogos, o que se sente aqui na rua é uma euforia muito maior", diz ela.

Euforia que se reflete diretamente nos jogadores amadores  que se arriscam na pelada improvisada no meio da mesma praça em que está montado o evento. Meninos de 14 ou 15 anos tocam a bola como adultos e entre um drible e outro, ouve-se um narrador cantando as jogadas de uma Argentina sobre um Brasil.

Enquanto isso, funcionários do governo encapam os postes com fitas de cetim azuis e brancas e enfeitam o entorno da praça onde, a partir do dia 12 de junho, será montado um telão gigante que vai transmitir todos os jogos da Copa do Mundo. "Nos dias de jogos da Argentina não é feriado decretado, mas todo patrão acaba liberando o empregado para vir aqui torcer pela seleção", diz Laura. "Ainda mais este ano, afinal não é sempre que estamos tão próximos de uma Copa."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos