Aposta da Itália, isolamento em Mangaratiba gera críticas: "parece férias"

Mauricio Stycer

Do UOL, em Mangaratiba

Insatisfeito com o tempo perdido em deslocamentos entre a Barra da Tijuca e o Engenhão durante a Copa das Confederações, em 2013, o técnico da Itália, Cesare Prandelli optou pelo isolamento quase total em 2014. Desde a última sexta-feira (06), a seleção está reclusa em um resort de luxo em Mangaratiba, a 100 km do Rio de Janeiro.

O Portobello Resort & Safari, com 152 quartos, foi alugado a um custo de 806 mil euros (cerca de R$ 2,5 milhões), e está inteiramente à disposição da seleção italiana. Para aliviar um pouco o isolamento, os jogadores foram autorizados, se quisessem, a viajar com parentes.
 
Ao longo de sua estadia no local, a seleção italiana programou dois treinos diários, um pela manhã (aberto à imprensa) e outro à tarde. Na Copa das Confederações, por conta do trânsito no Rio, a equipe cancelou uma das sessões e só treinou uma vez por dia.
 
Desde que a decisão de isolar a seleção foi tomada, o assunto rende questionamentos.  Em uma entrevista ainda na Itália, Prandelli disse que a escolha do Portobello foi uma sugestão de Luis Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira. 
 
"Não vejo aqui a tensão necessária para um Mundial", diz Sebastiano Vernazza, experiente jornalista da "Gazzetta dello Sport". "O clima parece de férias". Em sua conta no Twitter ele ainda observou: "Primeiro dia em Mangaratiba: Balotelli jogou sinuca. Buffon e Pirlo foram à praia. Concentração ou férias?"
 
O resort fica na rodovia Rio-Santos, a cerca de 5 km do centro. Cidade com cerca de 30 mil habitantes, Mangaratiba colocou um cartaz dando as boas-vindas aos italianos, mas tem muito pouco a oferecer em matéria de lazer. 
 
O técnico da seleção mostrou estar preocupado com o tema. Na sua primeira entrevista no Brasil disse que, mais importante do que o resultado do amistoso contra o Fluminense, era "entrar no clima" de competição.
 
"O isolamento é a maior aposta do Prandelli. Se a Itália for bem, ele ganha a aposta. Se não for…", deixa a resposta no ar o jornalista Dario Ricci, da Radio24.
 
Um site italiano de fofocas assegura que a decisão foi da mulher de Prandelli, que gostou do local, não do técnico. Outros jornalistas italianos, sob anonimato, são ainda mais duros com a opção por Mangaratiba. Comparam o retiro italiano a uma "prisão". Dizem que a dica de Scolari foi, na verdade, para prejudicar a Itália. Observam que a equipe poderia até ter escolhido um local isolado, mas no Nordeste.
 
As três primeiras partidas da Azzurra na Copa serão, pela ordem, em Manaus, Recife e Natal. Depois de cada partida, a seleção regressa para Mangaratiba – o que faz da Itália, ao lado dos EUA, o time que mais vai viajar pelo Brasil. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos