Ribéry é cortado por lesão, não jogará Copa e técnico lamenta: "Dia triste"

Do UOL, em São Paulo

Franck Ribéry não poderá jogar a Copa do Mundo no Brasil. Com uma lesão nas costas, o meia foi submetido a um teste no treino da seleção francesa nesta sexta-feira, mas não aguentou a atividade. Mais tarde, a Federação Francesa divulgou que o meia não jogará o Mundial.

"É com a alma mortificada que sou forçado a deixar a seleção francesa e a renunciar a Copa do Mundo", disse o jogador ao site da federação francesa. "Que eu sempre esperei, depois de notar sinais encorajadores nos últimos dias. Mas extensos testes que aos quais fui submetido nesta sexta de manhã despertaram a minha dor nas costas".

Durante atividade de corrida do treinamento, o jogador sentiu uma dor aguda que o obrigou a parar a sessão. Ele foi levado ao hospital Rambouillet, na França, onde foi confirmado o súbito agravamento da sua condição física.

"O diagnóstico levou a equipe médica concluir que ele não tem condições físicas para treinar e jogar a Copa do Mundo", relatou a nota.

Após a confirmação do corte, o técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, lamentou o desfalque de Ribéry e disse ser um momento muito difícil para o grupo francês. "O aumento da intensidade do treinamento agravou a lesão. Este é um momento difícil para o grupo. É um dia triste, mas temos que seguir em frente", declarou em coletiva de imprensa.

Deschamps contou aos jornalistas que a primeira semana de treinamento deu certa esperança ao grupo. "Nós recuperamos Ribéry na fase inicial com preocupações. Fizemos exames médicos com resultados até então satisfatórios (...) Nós tivemos sinais positivos de melhora [na primeira semana]. Depois, aumentamos a intensidade do trabalho. Nesta manhã, na última sessão [de teste], antes de mesmo de fazermos um coletivo, colocamos uma intensidade mais elevada no trabalho de campo. Ele interrompeu o movimento e sentiu uma forte dor. Hoje [sexta-feira], tudo levou a crer que ele não terá capacidade de treinar nas próximas semanas e muito menos jogar uma partida", contou. 

Esta seria a última Copa da Ribéry. Ele chegou a ser confirmado por Deschamps na lista de 23 jogadores que vão defender a França na Copa do Mundo, mas terá que dar lugar a Morgan Schneiderlin, que atua no futebol inglês. A imprensa francesa já vinha especulando que o jogador não teria condições físicas de jogar o Mundial. O meia sente dores nas costas fruto de uma lombalgia diagnosticada antes do amistoso contra o Paraguai, no último domingo. Ele não disputou a partida, que terminou empatada em 1 a 1.

O corte de Ribéry foi o segundo no mesmo dia na seleção francesa. O meia Clément Grenier sofreu uma lesão na virilha no treino da última quinta-feira e teve a participação na Copa cancelada nesta sexta pelo técnico Didier Deschamps.

Baixas da Copa do Mundo

A onda de cortes nos últimos dias tirou alguns dos principais jogadores de seleções da Copa do Mundo. A Itália perdeu Montolivo e o México ficou sem Luis Montes após fraturas no último sábado, em amistosos.

A Colômbia, que acompanhou durante quatro meses a tentativa de recuperação do joelho de Falcao García, recebeu a notícia de que não poderá contar com seu principal jogador nesta semana.  Os colombianos também ficaram sem Valencia por causa de uma lesão na coxa.

A Holanda, que terá o difícil desafio de encarar a Espanha logo na estreia, ficou sem Rafael Van der Vaart, que também teve uma lesão na coxa e acabou cortado da Copa do Mundo.

O time alemão também teve uma perda nos últimos dias, com a lesão muscular do meia Lars Bender. No Chile, Matías Fernandez sofreu uma ruptura no ligamento do tornozelo direito e também acabou fora da Copa. Os espanhóis perderam Thiago Alcântara um dia após a pré-convocação do jogador para a Copa do Mundo. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos