Holandeses até tentam ser legais, mas têm fama de pães-duros em Ipanema

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Esquema de segurança reforçado e expectativa dos moradores em receber a atual vice-campeã mundial de futebol. A seleção holandesa se hospeda em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira. Porém, a chegada dos gringos para a Copa do Mundo no Brasil não empolga os principais comerciantes da região. Donos e funcionários de quiosques da badalada praia carioca descartam aumento nos lucros com a estadia dos visitantes.

O diagnóstico não é um palpite e foi feito com a experiência de 2011. Na ocasião, a delegação esteve alguns dias no local para um amistoso contra o Brasil. Os jogadores caminharam pela praia, cumprimentaram os curiosos nos quiosques, esbanjaram simpatia e poucos consumiram apenas a tradicional água de coco - atualmente pelo valor de R$ 5. O lado pão-duro holandês intrigou os comerciantes.

"Eles só passaram por aqui. Estamos em frente ao hotel e não adiantou nada. Os caras não colocam a mão no bolso. Eles são pães-duros. O fato de ficarem no Rio de Janeiro não nos beneficia. O nosso objetivo é tentar ganhar algum dinheiro com os turistas", afirmou Mário Almeida, um dos comerciantes da orla.

"Fica difícil. Eles quase não apareceram em 2011. E só querem saber de pisar na areia, conversar e olhar a praia. Não compram nada. Acho até que possuem a estrutura do hotel, mas podiam dar uma ajuda [risos]. Ainda não sentimos os efeitos da Copa do Mundo. O movimento está fraco e nada mudou. É até irreal imaginar que vamos ganhar mais por causa deles", completou Raimundo Luiz, funcionário de outro quiosque.

Os trabalhadores não estão enganados. O regime de concentração da Holanda conta com esquema de segurança reforçado desde a última segunda-feira. Pelo menos quatro viaturas da Polícia Militar e uma da Guarda Municipal fazem plantão no hotel Caesar Park. Seguranças particulares também mapeiam o perímetro em momentos do dia.

Os jogadores possuem toda a estrutura no hotel e dificilmente os passeios pela praia serão repetidos. O aparato está montado com auxílio profissional de preparação física e nutrição. Os equipamentos também foram colocados na sede do Flamengo, local de treinos dos holandeses no Rio.

O hotel possui 221 quartos, incluindo 28 suítes. A hospedagem será dividida com outros clientes e o padrão de atendimento mantido. Sala de massagens, sauna, piscina ao ar livre e uma academia com vista para o mar estão entre os mimos que os holandeses vão desfrutar na Cidade Maravilhosa.

TARÓLOGA VÊ HOLANDA VICE-CAMPEÃ MAIS UMA VEZ NA COPA DO MUNDO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos