Platini fala em nova eleição para Copa de 2022 e nega corrupção: "Isso dói"

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Keystone/Salvatore Di Nolfi

    Michel Platini, presidente da Uefa, foi acusado de envolvimento em esquema de corrupção da Copa de 2022

    Michel Platini, presidente da Uefa, foi acusado de envolvimento em esquema de corrupção da Copa de 2022

O presidente da Uefa Michel Platini respondeu às acusações de envolvimento em possível esquema de corrupção na eleição do Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022. O ex-jogador francês negou ter participado de reunião secreta com o catari Mohamed Bin Hammam, suspeito de ter subornado diversas autoridades para levar o Mundial para o país árabe.

Ele ainda garantiu que a escolha do Qatar foi uma decisão correta para Fifa e para o futebol mundial. Mesmo assim, Platini defende nova eleição caso o esquema de corrupção seja comprovado.

"Se os casos de corrupção forem comprovados será necessária nova votação e punições", disse Platini em entrevista ao jornal francês L'Equipe.

Sobre as acusações feitas pela imprensa europeia sobre ele, Platini disse ter ficado ofendido. Ele garante não ter participado de nenhum esquema e que a suposta reunião secreta que teve com Bin Hammam é falsa.

"Eu li 'Platini corrupto?' em vários jornais, agências de notícias ou blog. Sinceramente, isso dói", disse. "Eu vi este colega umas 10 mil vezes em 15 anos; Por que eu teria uma reunião secreta com ele? Agora eu percebo que por trás de tudo isso deve ter algo, alguém, alguma organização. Eu posso sentir isso", completou, apontando uma possível conspiração contra sua eleição para presidente da Fifa.

"No último ano já foi feito de tudo para manchar a minha imagem, independente do que eu faça. É fácil alimentar pessoas que passam o tempo denegrindo você nas redes sociais. Existem empresas especializadas nisso. Não é difícil, você só precisa pagar", reforça.

Apesar das insinuações, Platini admite não ter nada que comprove a possível conspiração contra ele. Mas tem certeza de que há pessoas interessadas no cargo de presidência da Fifa e que querem lhe passar a perna. "Não sei quem está por trás disso, mas acredito que há um jogo de interesses nisso. Sem dúvida isso tem a ver com aqueles que querem derrubar nossa decisão pelo Qatar para a Copa de 2022".

Michel Platini irá anunciar em agosto sua candidatura para a eleição da presidência da Fifa, que acontecerá em maio de 2015.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos