Confederação Sindical Internacional afirma que Qatar é um 'país escravista'

Do UOL, em São Paulo

  • Fabrice Coffrini/AFP Photo

Instituição que reúne sindicatos de todo o mundo, a Confederação Sindical Internacional (CIS)denunciou nesta quinta-feira as condições de vida e trabalho de operários estrangeiros no Qatar, país que irá receber a Copa do Mundo de 2022. 

A secretária geral da entidade, Sharan Burrow, afirmou, durante discurso no congresso da Organização Internacional do Trabalho, que o país do Oriente Médio é um "estado escravista", e ainda destacou que a comunidade internacional sequer conseguiu descobrir ainda as situações mais graves. 
 
"E ainda não descobrimos o pior. O perigo agora é com as acusações de corrupção [sobre a compra de votos na eleição da Fifa pela sede do torneio], que evidentemente são graves, mas a situação dos operários pode ficar ofuscada", advertiu.
 
O Qatar foi eleito sede da Copa de 2022 durante votação realizada em 2010. Desde então, o país tem sido alvo de acusações de corrupção na eleição e pela falta de leis trabalhistas que protejam os operários que participarão das obras para o torneio. 
 
Alguns membros da Fifa, inclusive, já deixam em aberto a possibilidade de se tirar o torneio do Qatar e realizar uma nova votação. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos