Um ano após "entrar nos eixos", seleção tenta não perder rumo perto da Copa

Gustavo Franceschini e Paulo Passos

Do UOL, em Goiânia

Há um ano, Brasil 'entrava no eixo' contra Inglaterra
Veja Álbum de fotos

Você lembra onde a seleção estava há um ano e um dia? Na reabertura do Maracanã, que terminou em um 2 a 2 contra a Inglaterra. Mais que cortar a fita do estádio, porém, o empate serviu como marco para a atual era Scolari. Nesta terça, 366 dias depois de fazer o time "entrar nos eixos", a missão do treinador contra o Panamá, em Goiânia, é fazer a seleção não perder o rumo tão perto da Copa do Mundo.

O amistoso, marcado para começar às 16h (horário de Brasília) com acompanhamento em Tempo Real pelo Placar UOL Esporte, será o penúltimo de Neymar e companhia antes da estreia contra a Croácia, dia 12 de junho, no Itaquerão. E, tão perto do início do torneio, tudo que o Brasil menos quer é confusão.

No último domingo, Luiz Felipe Scolari assustou a torcida ao esculhambar um treino de seus comandados na Granja Comary, em Teresópolis. As falhas de marcação da equipe levaram o treinador em uma breve volta no tempo.

"Tudo que foi planejado foi efetuado. Seguimos à risca todos os cronogramas. O que não foi estabelecido foi que treinássemos daquela forma, com a marcação muito frouxa, posicionamentos que não são os nossos desde que jogamos contra a Inglaterra. Não podemos esquecer que estamos a uma semana da Copa", alertou Luiz Felipe Scolari em entrevista coletiva na última terça.

O jogo em questão foi no dia 2 de junho de 2013. A partida que marcou a reabertura do Maracanã após a reforma era também o penúltimo teste antes da Copa das Confederações. Até então, Felipão tinha visto a seleção empatar com Chile, Rússia e Itália, perder para a própria Inglaterra e vencer apenas a modesta Bolívia, em um amistoso em que os dois times estavam sem força máxima.

A única partida em casa havia sido no Mineirão, e a seleção saiu de campo sob sonoras vaias. Para completar, o time não vencia um outro campeão mundial há mais de três anos, tabu que incomodava a geração de Neymar e companhia.

Se não resolveu todos os seus problemas, Felipão saiu do jogo contra a Inglaterra com um caminho menos nebuloso pela frente. Foi nesse jogo que o técnico testou, pela primeira vez, a formação que venceria a Copa das Confederações: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo (que só entrou no segundo tempo); Luiz Gustavo, Paulinho, Hulk, Oscar e Neymar; Fred.

Dali em diante, o Brasil ganhou corpo. Fez 3 a 0 contra a França e passou sem maiores problemas diante de Japão e México. Depois de alguma dificuldade contra a Itália, venceu o Uruguai em uma semifinal dura. A decisão, contra a Espanha, acabou com o complexo vira-lata recente e colocou a seleção em outro patamar de favoritismo.

Colômbia, tiro e bofetada
  • AP Photo/Fernando Vergara
    Conheça o técnico do Panamá
    Hernan Dario Gomez foi auxiliar-técnico na melhor seleção de seu país, a de 1990, com Rincón e Valderrama. Em 2001, ele comandava o Equador quando sofreu um atentado a bala, supostamente por não ter convocado o filho de um ex-presidente. Em 2011, ele foi de vítima a réu, e deixou o cargo de técnico da seleção colombiana após ser flagrado agredindo uma mulher em um bar. Foto: AP Photo/Fernando Vergara

Hoje o Brasil é um dos maiores candidatos ao título na Copa que disputará em casa, só que a primeira semana de treinamentos acendeu alguns sinais de alerta, a começar por aquele levantado pelo próprio técnico no treino de domingo. Além da marcação frouxa, técnico tem de poupar Thiago Silva e Paulinho às vésperas da Copa.

Aquela escalação que ele encontrou há um ano e lhe rendeu a Copa das Confederações, por ironia do destino, opção ou má sorte, nunca foi repetida. Os 11 que iniciaram o jogo contra a Espanha não foram mais reunidos depois do 3 a 0 no Maracanã. Nesta terça, Dante vai para a zaga e Ramires para o meio.

Será uma chance a mais de testar o entrosamento e a forma da equipe. O adversário, porém, dificilmente será parâmetro. Hoje o 35º colocado no ranking da Fifa, o Panamá perdeu a chance de ir à Copa ao levar um gol dos EUA nos minutos finais do seu último jogo nas Eliminatórias. Em seu lugar entrou o México, rival do Brasil na primeira fase.

O time centro-americano reformulou a seleção depois do trauma. O colombiano Hernan Dario Gomez assumiu a seleção pensando na Copa de 2018 e fez seu primeiro jogo no último sábado, em um empate por 1 a 1 contra a Sérvia, em Chicago (EUA).

Na última segunda, a equipe chegou no Brasil e treinou em São Paulo, no CT do Palmeiras. O Panamá só chegou em Goiânia à noite, por volta das 20h, e entrará em campo sem sequer ter realizado o reconhecimento do gramado do Serra Dourada.

A partida ocorrerá às 16h, em Goiânia, e terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

FICHA TÉCNICA
Data: 3/6/2014
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Horário: 16h
Árbitro: Raul Orosco (BOL)
Auxiliares: Efraín Castro e Javier Bustillos (ambos da BOL)

BRASIL
Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Ramires, Hulk, Oscar e Neymar; Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari

PANAMÁ
Oscar McFarlane; Román Torres, Carlos Rodríguez, Leonel Parrish e Roberto Chen; Armando Cooper, Gabriel Gómez, Amílcar Henríquez e Alberto Quintero; Nelson Barahona e Nicolás Muñoz 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos