Treino tático mostra polivalência de Willian, Ramires e Fernandinho

Gustavo Franceschini, Luiza Oliveira, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (Rio de Janeiro)

Luiz Felipe Scolari usou a manhã desta sexta para treinar a parte tática da sua equipe na Granja Comary, em Teresópolis. O trabalho, que começou por volta das 10h, mostrou a polivalência de Ramires, Willian e Fernandinho, únicos jogadores do elenco que trocaram de time em um trabalho de defesa contra ataque no campo auxiliar da Granja Comary.

O horário, um pouco mais tarde que o habitual da seleção, permitiu que os jogadores aproveitassem mais um raro momento de clima ensolarado em Teresópolis. Felipão, relaxado, apareceu antes de todo mundo no gramado, tirando "selfies" com membros da comissão técnica. 

O treinador dividiu o time por setores. Jogadores de ataque e criação ficaram no meio de campo, recebendo o tiro de meta cobrado pelos goleiros. Em duplas, eles avançavam rumo ao gol adversário com o apoio de dois companheiros, um por cada lateral. Perto da área rival, tinham de superar a marcação de dois homens do sistema defensivo, zagueiros ou volantes.

Willian, Ramires e Fernandinho, jogadores que ganharam espaço no grupo por sua versatilidade, foram os únicos que participaram do treino em ambos os lados. O confronto entre os jogadores, como tem sido sob o comando de Felipão, foi ríspido. Ainda na roda de bobinho, em um lance de choque com Daniel Alves, Bernard chegou a levar a mão ao pé direito com dores, mas seguiu em campo sem grandes problemas. 

Felipão acompanhou tudo de perto, cobrando capricho nas finalizações. Não por acaso, depois ele deu um treinamento específico para chutes que durou cerca de 15 minutos e testou todos os jogadores do elenco. O fim do treino terminou com um rachão em que cada atleta podia dar no máximo três toques na bola. 

Júlio César deixou o trabalho cerca de dez minutos antes do fim, mas a assessoria de imprensa da CBF negou qualquer problema com o goleiro. 

Jornalista passa mal e é atendido por ambulância

Um radialista de uma rádio local, cujo nome não foi revelado, sentiu-se mal durante o treinamento e teve de ser atendido na ambulância que fica dentro da Granja Comary. José Luiz Runco e Serafim Borges, médicos da seleção, fizeram o atendimento. Segundo um oficial do corpo de Bombeiros que atendeu a reportagem, o jornalista passa bem e só teve uma queda de pressão. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos