Procon encontra 8 toneladas de alimentos com problema na cidade da seleção

Gustavo Franceschini, Luiza Oliveira e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis

O Procon-RJ autuou, na última quinta, oito estabelecimentos de Teresópolis, cidade que recebe a preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo. A verificação surpresa encontrou mais de uma tonelada de alimentos e vencidos ou mal-armazenados, alguns posicionados bem perto da Granja Comary, onde estão hospedados Neymar e companhia.

"Essa fiscalização faz parte da operação Camisa 10, que fiscaliza municípios e pontos turísticos relacionados à Copa do Mundo. Nós fomos a Teresópolis por conta da seleção brasileira. Fomos avaliar restaurantes e hotéis que serão utilizados por turistas, jornalistas, familiares dos jogadores e até os próprios atletas, eventualmente", disse Fábio Domingos, diretor de fiscalização do Procon-RJ.

Ao todo, oito locais foram verificados pelos fiscais, que encontraram irregularidades em todos eles. Segundo Domingos, somente um deles foi visitado por conta de uma denúncia – os demais foram selecionados de acordo com a frequência de público que recebem.

O lugar irregular mais próximo do ambiente da seleção é o restaurante Olício's, que fica na esquina da Granja Comary. O local armazenava 1 kg de fermento vencido, além de 150 g de massa para bolo e produtos sem data especificada, que também foram recolhidos.

O local não só recebe boa parte dos jornalistas que trabalham na cobertura da seleção como ofereceu uma refeição para a imprensa dentro da Granja Comary. A reportagem visitou o local, que minimizou o problema.

"Tivemos um pequeno problema, mas já está tudo tranquilo. Até mesmo o Tino Marcos, da TV Globo, que sempre come aqui, esteve aqui pela manhã, visitou a cozinha a convite do dono do restaurante, que é amigo dele. Ele ficou tranquilo, viu que já estava tudo legal e almoçou normalmente", disse Henrique Gusmão, gerente do Olício's.

O maior problema foi no abatedouro Frangão, onde a inspeção encontrou mais de 480 kg de produtos vencidos, entre carne moída, espetos de frango e, principalmente, carne de porco. Esse foi o único local que o Procon visitou a partir de uma denúncia.

Os demais são restaurantes e hotéis da cidade, todos próximos da concentração da seleção. Em outros locais, foram encontrados alimentos armazenados em locais com baratas e carne apodrecida.

Nesta sexta, depois da divulgação da notícia, o Olício's já estava lotado novamente. "O movimento continuou intenso. A galera sabe que não foi nada de relevante. Tínhamos um quilo de fermento fora da validade [material apreendido], já temos um novo, e fomos advertidos por dois pedaços de queijo que não estavam guardados dentro de um pote fechado. De resto, tudo certo", disse Gusmão.

A Granja Comary, por ser um local privado e dentro de um condomínio, não foi fiscalizada.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos