Fifa veta merchan de jogadores nas redes sociais durante a Copa do Mundo

Paulo Passos

Do UOL, em Teresópolis (Rio de Janeiro)

A Fifa vetou o uso de redes sociais pelos jogadores que irão disputar a Copa do Mundo para a publicação de posts patrocinados relacionados ao torneio. A entidade repassou um regulamento de mídia e marketing para as 32 seleções que disputam a competição e informou que merchandising em Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo, serão considerados marketing de emboscada.

Na seleção brasileira, Neymar, Hulk, David Luiz, Bernard, Daniel Alves, entre outros, já ganham dinheiro com posts patrocinados. O camisa 10 da seleção brasileira chega a cobrar mais de R$ 50 mil por um tuíte.

O veto da Fifa levou uma das parceiras da seleção brasileira a mudar seu plano de marketing. A operadora de celular Vivo, concorrente da Oi, patrocinadora da Copa do Mundo, teve que antecipar uma campanha com posts de David Luiz, Hulk e Bernard para antes do início do torneio, que começa no dia 12 de junho, com a partida entre Brasil e Croácia, em São Paulo.

"Vamos fazer as ações antes da Copa, quando ainda não há restrição. Até lá vamos divulgar tudo o que estava previsto para ser feito no torneio", afirmou Mônica Esperidião, consultora de marketing da Vivo.

Neymar, por exemplo, tem na sua lista de patrocinadores empresas como Claro e Panasonic, rivais, respectivamente, de Oi e Sony, parceiras da Fifa. No seu Twitter oficial, o atacante costuma postar mensagens de promoções da operadora de celular.

A CBF já orientou seus jogadores sobre as restrições impostas pela Fifa. A entidade considera marketing de emboscada a exposição de marcas da Copa por empresas que não patrocinam o torneio. 

"Assim como nas edições anteriores da Copa do Mundo da Fifa, o regulamento proíbe especificamente que membros da delegação (incluindo jogadores, treinadores, etc.) se engajem em quaisquer atividades de marketing de emboscada em relação à Copa do Mundo da Fifa, especialmente dentro dos estádios. No Workshop das Seleções, recentemente, a Fifa lembrou todas as equipes participantes sobre estes regulamentos", informou a entidade em nota ao UOL Esporte.

A Fifa conseguiu incluir dois artigos na Lei Geral da Copa que impõem punições para quem praticar marketing de emboscada durante o torneio. A legislação determina que empresas serão multadas e seus responsáveis podem até ser detidos, com pena de três meses a um ano. 

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