Manifestantes interrompem apresentação de plano de ação para saúde na Copa

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

  • Vagner Magalhães/UOL

    Manfestantes invadiram apresentação do secretário estadual de Saúde de São Paulo

    Manfestantes invadiram apresentação do secretário estadual de Saúde de São Paulo

Cerca de 20 manifestantes invadiram na manhã desta quarta-feira uma apresentação do secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, que mostrava como será o funcionamento do plano para atender vítimas de desastres, que será colocado em prática durante a Copa do Mundo.

Os trabalhadores que atuam no setor administrativo da rede estadual de saúde estão em greve desde segunda-feira. A paralisação ocorre por conta do não pagamento de uma bonificação que estava prevista para a última sexta-feira.

O governo afirma que está ajustando detalhes burocráticos e técnicos  para a efetivação total da folha de pagamento dos funcionários administrativos. Segundo a secretaria, apenas os trabalhadores da área administrativa foram afetados. Os trabalhadores também pedem reajuste do vale-refeição, hoje em R$ 8. Eles querem um vale de R$ 31.

Antes da apresentação do secretário, os manifestantes, aproveitando a presença da imprensa, faziam as suas reivindicações no estacionamento da secretaria.

Enquanto Uip apresentava o plano, houve uma tentativa de invasão do auditório, contida pelos seguranças. Houve gritaria e o próprio secretário pediu para que se abrisse a porta.

A partir daí, com gritos e palavras de ordem, a apresentação foi interrompida. O mais exaltado era Emerson Trindade, diretor de organização do SindSaúde-SP.

"Eles não cumpriram com a palavra, não aguentamos mais", disse. Uip explicava, um pouco antes, que nos próximos dias a situação deverá ser acertada. O grupo pretende estender a paralisação para o dia da abertura da Copa do Mundo no Brasil, em 12 de junho, na partida entre Brasil e Croácia.

Por meio de nota, a secretaria informa que está à disposição do sindicato da categoria para discutir essas e outras questões.

O secretário havia prometido, antes da apresentação, receber o grupo. Após a manifestação, o encontro foi cancelado.

Plano de ação

O plano de ação da saúde para a Copa do Mundo, contará em São Paulo, com duas tendas infláveis em um raio de 1 quilômetro do estádio do Itaquerão. Elas poderão ser utilizadas como hospitais de campanha, com equipes formadas por médicos e enfermeiros. A tenda estará equipada com equipamentos, remédios e itens de primeiros-socorros.

Em todos os dias da Copa do Mundo, médicos do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) estará em ação. O grupo é considerado a "tropa de elite" do resgate médico estadual estarão equipados com uma mochila contendo antídotos para a desintoxicação dos pacientes no caso de ataques ou acidentes com produtos tóxicos. Também podem ser atendidas emergências químicas e bioterrorismo.

Para os dias de Jogos no Itaquerão, 15 hospitais da zona leste, Guarulhos e da região do ABC paulista estarão à disposição para eventuais emergências. O primeiro atendimento será feito pelo hospital Santa Marcelina, em Itaquera.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos