Fred é centroavante do Brasil em Copas com menor média de gols desde 1990

Pedro Fonseca

Da Reuters, em Teresópolis

Escolhido para ser o camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo, o atacante Fred tem média de gols pelo Brasil pior do que os ocupantes da posição nos últimos cinco Mundiais, apesar de ter sido o artilheiro do time na conquista da Copa das Confederações.

Todos os homens-gol do Brasil desde a Copa de 1994 --Romário (1994), Ronaldo (1998, 2002 e 2006), Adriano (2006) e Luis Fabiano (2010)-- têm média de gols pela seleção superior a do atacante do Fluminense, que balançou as redes 16 vezes em 32 jogos pelo Brasil, média de 0,50 gol por jogo.

"Isso não deve ser levado em conta no momento, o que importa para a seleção é que o Fred é um jogador de qualidade, experiente, e está numa excelente fase", disse à Reuters o ex-técnico Antônio Lopes, que trabalhou ao lado do técnico Luiz Felipe Scolari como coordenador da seleção na conquista do título mundial em 2002.

"Para mim ele é o melhor centroavante brasileiro em atividade tanto no Brasil como no exterior", acrescentou.

Entre os últimos centroavantes da seleção brasileira em Mundiais, a média de Fred é melhor apenas que a de Careca, que foi titular da seleção nas Copas de 1986 e 1990. O ex-atacante do Napoli fez 27 gols em 59 jogos pelo Brasil, média de 0,45.

Romário tem a melhor média de gols com a camisa do Brasil entre os centroavantes dos últimos Mundiais: 55 gols em 73 partidas (0,75 de média).

Camisa 9 da seleção na Copa do Mundo de 2010, em que o Brasil foi eliminado pela Holanda nas quartas de final, Luís Fabiano vem a seguir com média de 0,65 gol por jogo (28 gols em 43 partidas), enquanto Ronaldo tem média de 0,63 (62 bolas nas redes em 98 partidas).

Adriano, que dividiu com Ronaldo em 2006 a responsabilidade de fazer gols, tem média de 0,56 gol por partida, com 27 gols em 48 jogos.

O maior artilheiro da história da seleção é Pelé: 77 gols em 91 jogos, o que representa uma média de 0,84 gol por jogo.

Dentro do atual grupo do Brasil, Neymar é o dono da melhor média de gols, com 30 marcados em 47 partidas (0,64 por jogo).

Fred, de 30 anos, terá oportunidades de melhorar a marca de gols pela seleção nos amistosos de preparação para a Copa do Mundo contra Panamá e Sérvia, nos dias 3 e 6 de junho.

Independentemente dos números, o atacante tem total apoio do técnico Luiz Felipe Scolari, principalmente após ter sido o artilheiro da Copa das Confederações do ano passado, vencida pelo Brasil, com cinco gols no mesmo número de partidas.

Segundo o treinador, a confiança em Fred "nunca mudou" apesar dos seguidos problemas de lesão enfrentados pelo atacante ao longo da carreira. Fred, inclusive, foi apontado por Felipão como um dos capitães do time.

O atacante garantiu antes de se apresentar à seleção brasileira esta semana para iniciar os treinamentos para a Copa que está "no mesmo nível ou até melhor" do que na Copa das Confederações.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos