Pintura do avião da seleção agrada críticos de arte e divide torcedores
Do UOL, em São Paulo
A pintura do avião que transportará a seleção brasileira durante a Copa, revelada com exclusividade pelo UOL Esporte nesta segunda-feira, agradou críticos de arte, mas não boa parte dos torcedores.
O Boeing 737 da Gol, patrocinadora da seleção, recebeu um grafite assinado por Otávio e Gustavo Pandolfo, cujo trabalho é conhecido em diversos países pela assinatura "OSGEMEOS".
Enquanto não estiver sendo usado pela seleção, o avião poderá ser visto transportando passageiros comuns.
O artista brasileiro Artur Lescher, conhecido por suas obras tridimensionais e que também é curador de arte, aprovou o convite aos grafiteiros: "Queria eu ter feito, achei super legal". Lescher disse ter, inclusive, se surpreendido com a escolha incomum de artistas cuja obra é "de rua".
Levar o grafite para um suporte inusitado e aproximar essa forma de arte do público em geral é o principal mérito do projeto, de acordo com a curadora gaúcha Mona Carvalho.
"É uma proposta superbacana, bárbara, porque vai além do que o desenho propõe", diz Mona, uma das primeiras a levar o grafite para o ambiente das galeiras no Rio Grande do Sul. "É um jeito de aproximar a arte das pessoas, e nós precisamos de propostas inusitadas, diferenciadas para chamar a atenção do público pra importância da arte.
"Os gêmeos têm seus traços, seus personagens, e através desses elementos, conseguiram passar a questão da diversidade que nós temos. A pintura mostra bem como somos todos diferentes, e a beleza disso."
Mas, se o trabalho agradou os especialistas, dividiu opiniões dos leitores. Veja abaixo algumas das reações à pintura dos gêmeos.

 Avião da seleção na Copa do Mundo terá pintura dos grafiteiros Os Gêmeos
 Avião da seleção na Copa do Mundo terá pintura dos grafiteiros Os Gêmeos  No voo com Felipão: Pedido de título, cochilo e desconfiança com a Espanha
 No voo com Felipão: Pedido de título, cochilo e desconfiança com a Espanha  Protestos seguem seleção e time entra na Granja sob gritos contra Copa
 Protestos seguem seleção e time entra na Granja sob gritos contra Copa 





