Protestos citam seleção e Neymar. Mas, para Parreira, foi só "contratempo"

Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

A seleção brasileira se apresentou, nesta segunda-feira, para o início da preparação para a Copa do Mundo cercada por manifestantes. O trajeto que o ônibus com os atletas faria do Rio de Janeiro até Teresópolis teve de ser alterado depois que uma das ruas foi fechada por pessoas que gritavam "Não vai ter Copa".

Mesmo assim, na primeira entrevista coletiva do Brasil que vai disputar o Mundial, o coordenador da CBF, Carlos Alberto Parreira, ignorou os protestos. "Cada um interpreta como interessar. Houve um contratempo no início, 200 pessoas no máximo, mas eu tenho certeza de que a seleção é um patrimônio cultural e esportivo do povo brasileiro. Todo mundo vai apoiar a seleção. Ninguém vai ficar contra a seleção", falou o parceiro de Luiz Felipe Scolari no comando do time verde-amarelo.

O problema é que críticas pessoais aos atletas foram ouvidos aos gritos. Quando o ônibus do time chegou à Granja Comary, um grupo de 100 pessoas estava à espera. Cerca de 50 delas eram manifestantes e ao menos dez usavam a maior estrela do time de Felipão como personagem de suas reivindicações. "Brasil, vamos acordar, o professor ganha menos que o Neymar".

A pergunta irritou os dois presente à entrevista, Parreira e o auxiliar de Felipão, Flávio Murtosa. Quando a pergunta foi feita, uma das primeiras formuladas pelos jornalistas presentes, Parreira, que costuma manter o semblante sóbrio, ficou mais sério ainda. Enrugou a testa, olhou para Murtosa, que indicou. "Tu responde".

"A prova foi dada hoje de forma inequívoca. A seleção foi apoiada em todo o caminho, aplaudida, acompanhada. Não houve manifestação. Houve lá no rio, sem nenhum problema para a gente aqui", completou.

Parreira não acompanhou o time por todo o trajeto do Rio até a região serrana. Ele e Felipão já estavam na Granja (dando entrevista para Fátima Bernardes, na Globo) quando os jogadores chegaram. 

Técnico campeão em 1994, Parreira deu entrevista ao lado de Flávio Murtosa. O assunto do encontro deveria ser o calendário dos próximos dias da seleção, mas acabou focado no clima encontrado até agora pelos atletas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos