PF terá delegado 'infiltrado' em seleções da Copa por segurança

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A PF (Polícia Federal) terá delegados "infiltrados" em delegações das 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo de 2014 para planejar a segurança dos times. Os chamados "delegados de ligação" acompanharão as seleções do Mundial em todos os locais que elas estiverem durante a Copa. Eles, inclusive, estarão hospedados no mesmo hotel dos times e se deslocarão nos mesmo ônibus das comitivas.

A inclusão de delegados nas comitivas da Copa foi anunciada nesta terça-feira pelo delegado da PF, Alex Bersan, um dos coordenadores da segurança da Copa do Mundo no Rio de Janeiro. O Rio será sede da final do Mundial. Na cidade e sua região, estarão concentradas a seleção da Inglaterra, Itália, Holanda e a seleção brasileira.

Segundo Bersan, a ideia da PF é que cada seleção tenha um contato direto com dois agentes da força de segurança durante a Copa. Ele explicou que membros a comitiva podem passar suas necessidades aos "delegados de ligação" e esse agente poderá agir mais rapidamente em caso de emergências.

"Teremos sempre dois delegados com as seleções. Quando eles estiverem se deslocando, um fica dentro do ônibus e outro na equipe de escolta", disse Bersan. "Eles seguirão as seleções para todos os locais."

O delegado destacou que a operação para a Copa do Mundo é a maior já realizada pela Polícia Federal. Só para escoltar uma seleção no seu trajeto do hotel a um estádio da Copa, por exemplo, o órgão usará três viaturas e dez batedores em motocicletas. "Isso pode aumentar conforme a necessidade de cada ocasião", complementou.

Estrangeiros no centro de controle

Bersan disse que a PF terá apoio de policiais estrangeiros que estarão no Brasil para acompanhar torcedores de outros países. Alguns desses policiais circularão perto de turistas para ajudá-los e coibir atos ilegais. Outros ficarão nos Centros de Comando e Controle das cidades-sedes trocando informações agentes que estarão comandando as ações de segurança na Copa.

Cada uma das 12 cidades-sede tem um Centro de Comando e Controle. Trabalharão nesses locais agentes da PF, Polícia Militar, Polícia Civil, membros das Forças Armadas e Defesa Civil e Guarda Municipal.

Os centros começam a funcionar em esquema Copa do Mundo a partir de sexta-feira. A partir de então, estará ativo 24 horas por dia, sete dias por semana. A operação Copa dura até o final de julho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos