Lula vê questão política em protestos anticopa e diz que Brasil está pronto

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Antonio Lacerda

    Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF), Lula e Blatter (presidente da Fifa) em evento de 2010

    Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF), Lula e Blatter (presidente da Fifa) em evento de 2010

Justamente no dia em que diversos protestos foram organizados no Brasil contra a Copa do Mundo, o jornal espanhol El Pais publicou uma coluna assinada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que ele defende a realização do Mundial no país e diz ver cunho político nas manifestações.

Em longo texto em que destaca a importância dos cinco títulos mundiais conquistados pela seleção para a autoestima do povo brasileiro, Lula afirma que o país que recebe agora a Copa é muito diferente daquele que sediou a mesma competição em 1950, tendo perdido a final para o Uruguai.

"O Brasil que o mundo poderá conhecer melhor depois do 12 de junho é um país muito diferente daquele que abrigou a Copa do Mundo de 1950. Como em qualquer outro país, há problemas e desafios, alguns muito complexos, mas já não somos a eterna 'terra do futuro'. O país atual é mais próspero e igualitário que o de seis décadas atrás", escreveu Lula, atribuindo grande parte da evolução do Brasil à última década, justamente aquela em que ele e Dilma Rousseff presidiram o país.

"Este é o país que abrigará a Copa do Mundo de futebol, o novo Brasil, o que agora constitui a sétima economia do mundo e que, em pouco mais de 10 anos, tirou 36 milhões de cidadãos da pobreza, engrossando em 42 milhões as classes médias".

Lula defende o teor democrático das manifestações públicas, mas sugere que os protestos tenham contornos políticos.

"Ultimamente, a Copa do Mundo tem sido objeto de um virulento debate político e eleitoral em nosso país. Com a aproximação das eleições presidenciais de outubro, os ataques contra esse acontecimento têm se tornado cada vez mais sectários e irracionais. Evidentemente, a crítica é parte da vida democrática. Quando se faz de boa fé pode ajudar a melhorar nossos esforços coletivos. Mas parece que certos grupos confiam que a Copa seja um fracasso, como se as possibilidades nas urnas fossem se beneficiar disso. Não hesitam em difundir informações falsas que chegaram a refletir até na imprensa internacional, sem ter o cuidado de comprovar sua veracidade".

Um dos principais artífices da campanha que trouxe a Copa do Mundo para o Brasil, Lula voltou a dizer que o país está preparado para sediar o Mundial. "Sem dúvida, esse país está pronto – dentro e fora de campo – para abrigar uma grande Copa do Mundo. E assim o faremos", escreveu o ex-presidente.

"A relevância da Copa do Mundo não é só econômica ou comercial. O mundo se virá ao Brasil convidado pelo futebol. Comprovaremos mais uma vez que a ideia de uma comunidade internacional reunida em paz e fraternidade não é só uma utopia", finalizou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos