Fifa recusa dois modelos em Curitiba, e imprensa ficará em tendas

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

O que era uma possibilidade está confirmado: o Media Center da Fifa em Curitiba – onde trabalhará a imprensa durante a Copa do Mundo – será instalado em tendas na Arena da Baixada. A mudança foi confirmada pelo Comitê Organizador Local (COL) e pela diretoria do Atlético-PR na quarta-feira, após o evento-teste no amistoso vencido pelo Corinthians, por 2 a 1. A determinação pela instalação de tendas acontece depois da Fifa ter recusado dois modelos apresentados pelo clube. 

A ideia do Atlético-PR era instalar o Media Center em um dos prédios que estão sendo construídos na Arena da Baixada. O edifício de seis andares, que ainda não está concluído, serviria como centro de imprensa durante a Copa. O secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke recusou a proposta alegando que não haveria tempo para concluir a instalação. O Atlético-PR, então, propôs que o Media Center fosse instalado em apenas dois andares do prédio, o que também foi recusado por Valcke. 
 
"Isso é muito importante, nossa responsabilidade é total nesse aspecto também. De Governo, Prefeitura e Atlético-PR, para atender bem a imprensa. Estamos preocupados com isso, estamos agilizando e eu garanto que isso vai ficar pronto até o dia da Copa. O Atlético-PR ofereceu um prédio de seis andares, mas o Jérôme Valcke entendeu que isso não ficaria pronto a tempo. O presidente do Atlético-PR [Mario Celso Petraglia] falou de fazer em dois andares, o Valcke disse "não, não quero, vamos fazer em tendas". Então, ali [nas tendas] vamos colocar equipamento de alta tecnologia para atender a imprensa", disse o Secretário Estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, ao UOL Esporte
 
Segundo Thiago Paes, gerente de Integração Operacional do COL, a instalação de tendas para atender a imprensa está dentro do previsto. 
 
"O fato de ser uma tenda não afeta em nada o serviço dos jornalistas. Não há uma estrutura fixa capaz de atender a demanda de jornalistas que teremos na Copa. É temporária de elétrica, de imobiliária, de decoração. Não muda nada nosso plano", afirma o representante do COL que acompanha diariamente as obras da Arena da Baixada, em Curitiba. 
 
Além do Media Center, Atlético-PR e COL trabalham apressados, também, para finalizar a construção do espaço em que a imprensa trabalhará dentro do estádio, na cobertura enquanto as partidas estiverem acontecendo – a Arena da Baixada receberá quatro partidas da primeira fase da competição. Nesta quarta-feira, no evento-teste, a imprensa acompanhou a partida em um pedaço da arquibancada no primeiro nível, próxima a uma das bandeiras de escanteio. O gerente de Integração Operacional do COL admite que o amistoso contra o Corinthians não serviu para testar as instalações dos jornalistas. 
 
"Operação da imprensa hoje [quarta-feira] foi de fato totalmente adaptada para o evento. Nada do que foi visto hoje pode ser tirado para a Copa. Tribunas de imprensa estão sendo montadas, ali será o local", falou Thiago Paes. 
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos