Primeiro jogo oficial do Itaquerão fecha até estacionamento de shopping

Do UOL, em São Paulo

Se você pretende ir de carro ao primeiro jogo no estádio Itaquerão, no próximo domingo, é bom começar a se preparar para andar. A organização do evento não disponibilizará bolsões de estacionamento nas imediações da arena e fechará até o espaço no shopping Metrô Itaquera, que fica nas imediações. O estacionamento estará proibido até para quem estiver no centro comercial a passeio.

No domingo, às 16h, o Corinthians receberá o Figueirense em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será usado como evento-teste da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, cuja partida inaugural será no Itaquerão.

Entretanto, nem toda a estrutura do estádio estará pronta até a data do primeiro jogo. Os bolsões de estacionamento, por exemplo, serão usados para a implantação das estruturas provisórias da Fifa para a Copa.

Quem for de carro para o estádio, portanto, terá duas opções: parar num estacionamento a cerca de três quilômetros do Itaquerão ou recorrer a uma área particular para deixar o carro.

Outro complicador para quem for de carro ao estádio será a questão do trânsito. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) bloqueará uma série de vias nas imediações. O roteiro completo de alterações no fluxo será divulgado apenas na quinta-feira, mas as interdições acontecerão entre 12h e 18h de domingo.

Uma das premissas que balizam essa série de medidas é o privilégio ao transporte público. O jogo de domingo também servirá para testar o Expresso da Copa, linha da CPTM que fará sem paradas o trajeto entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera. A estimativa da CET é que o veículo fará o percurso em 18 minutos.

Torcedores que ficarem nos setores sul e oeste do estádio serão orientados a descer na estação Artur Alvim. Quem tiver ingressos para os lados norte e leste usará a Corinthians-Itaquera. A separação deve-se à proximidade entre o metrô e os portões mais adequados a esses públicos.

O jogo de domingo também servirá como teste para o uso de assentos marcados. O controle não será rígido, mas a ideia do Corinthians é tentar colocar os torcedores nos locais condizentes com seus bilhetes – esse trabalho será mais incisivo nos setores mais nobres do estádio.

O Corinthians ainda não divulgou a quantidade de ingressos vendidos para domingo, mas a estimativa inicial do clube é que a carga fique entre 35 mil e 40 mil. Todas as entradas já foram comercializadas.

A partida será a única oficial no estádio antes da Copa do Mundo. Por isso, terá um aparato similar ao de um jogo do Mundial. Haverá 700 seguranças, 200 voluntários e 18 recepcionistas no interior do estádio, por exemplo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos